quarta-feira, 13 de abril de 2011

8 meses - DNPM

E entramos no 8° mês!
Tô achando o mês mais "cuti-cuti"!!

Engatinhar que é bom... nada!! Léo arrasta super bem, ultrapassa obstácutlos, escala, sobe, trepa, se agarra... mas tirar a pança do chão pra engatinhar ao invés de arrastar... nada! Acho que ele pensa que é um kalango doido!

O importante é não ficarmos presas e ansiosas com determinada aquisição, senão perdemos várias outras!!!
Porque estes seres pensantes não se cansam, estão sempre aprendendo algo novo!

Pra começar o 8° mês: Léo desmamou!!!
No dia 31 de março as 8hs da manhã, ele mamou pela ultima vez no peito!!!
Desde que começamos com as papinhas, frutas, etc, Léo vem apresentando um certo desinteresse em mamar. Como se leite materno fosse igual tomar água, ele andava mamando muito descompromissadamente, sem vontade, prestando atenção em outras coisas ao invés de curtir o momento... daí passei mais de 1 mês conversando com várias mães de crianças maiores que o Léo e todas foram unânimes na opinião: "Se ele tá assim, desinteressado, aproveita pra desmamar!! Porque senão depois ele pega afeição pelo peito e você vai ficar igual eu com um bebê de 2 anos sofrendo pra desmamar"... 

Então tá... na quinta a noite não dei... nem na sexta de manhã... segurava ele no colo na posição de mamar e ele olhava a TV, mexia com meus cachorros... mas não pedia peito e nem demonstrava interesse algum em mamar. Assim foi, tranquilo e simples como se ele tivesse deletado da mente dele oque é um peito e que nele tem leitinho!

Agora no 8° mês, é preciso ficar esperta pra observar o fascinante desenvolvimento das habilidades manuais!!! Não é porque terapeuta ocupacional curte mão não, é que é fascinante mesmo!!!
Sabia que só os seres humanos são capazes de fazer a oponência do polegar, ou seja, fazer pinça com os dedos? E essa preensão em pinça significa grande evolução do nosso cérebro em relação aos demais seres vivos da Terra! Então quando for fazer sinalzinho pra mandar a pessoa tomar naquele lugar, lembre-se que só nós, seres humanos podemos mandar sem palavras, só com gestos!

Fazer pinça é super complexo e tem suas fases, evoluções até chegar nas habilidades que temos depois de grandes. E tudo começa de pequenininho!

Léo este mês começou a fazer movimentos de dedinhos mais independentes. Antes os dedos só flexionavam e estendiam, todos juntos de uma vez só! Agora eles se mexem independente um do outro, e o polegar já faz adução. Ainda está longe de fazer a pinça certinha, mas claro que mamãe já fica babando! Na hora do almoço sempre dou uma "melequinha" pra ele explorar e estimular o desenvolvimento das mãozinhas!


Também tenho reparado que este mês é o mês das gracinhas!!!
Léo já aprendeu algumas coisinhas que ensinamos, por exemplo: chamar os cachorros! Quando vamos almoçar, sempre cai alguma comidinha no chão, então Homer e Badauí estão sempre por perto da mesa, distraindo o Léo e só na espera de algo cair no chão pra eles comerem. De tanto que cai, eu chamo os cachorros, e agora Léo já sabe fazer o sinalzinho com a mão pra chamar também:




Também aprendeu a bater na mesa quando a gente chama "Truco" e bater palma tá engraçado, ele bate uma mão em cima da outra, ainda não aprendeu a bater palminha direito. No próximo video tem o "truco" e a palminha do jeito Léo de se bater rsrsrs




Peço desculpas por irritar os seus ouvidos com minha linda voz de taguara rachada! E é isso... muitas alegrias, muito amor, muita gostosura, muita corujice... sempre agradecendo a Deus por esse alegria na minha vida!

5 comentários:

  1. Quanta fofurice, Tati! rs

    Coisa mais linda!
    Apdorei o "Parabéns" hehehe

    Bjão

    ResponderExcluir
  2. Ai Tati o Leo chamando o cachorrinho ';e mto fofo..morri de rir aqui!!! Lindo!!!
    Bjoss ANA RITA

    ResponderExcluir
  3. O seu filho é muito bonito! Ele vai desenvolver muito, com a mãe babada, a "puxar" por ele.

    Tenham uma boa semana

    ResponderExcluir
  4. Oiiiiiiimmmmmmmmmmmmmmmmmmm

    Não pq é meu sobrinho, sis, mái esse menéno (vulgo "Tuguinha", como diz o Rodrigo) tá móóóito fofo!

    Ele é muito inteligente!

    Estimule-o cada vez mais, coisa linda de ver!

    BNB pra tudumundu!

    ResponderExcluir
  5. Coisa linda ele querendo segurar o feijão!
    E que interessante, Tati, a pinça. Algo que pra gente é tão normal... até isso a gente tem que aprender.

    Aposto que vc agarra e da mordida depois de cada videozinho gravado! Coisa ricaaaa chamando o cachorro! Maozinha fofa!

    ResponderExcluir