sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Ser mãe é... ser educadora!!!

Essa é uma das partes difíceis de ser mãe!
Muitas vezes temos que controlar nossa super-proteção, a corujisse, o amor, pra podermos educar!!!

Eu explico:

Léo sempre brinca aqui no prédio no final da tarde com os amiguinhos, são sempre os mesmos, todos meninos e + ou - da mesma idade. Só tem um menininho muito mais velho que a maioria (1 ano e 10 meses) e um muito mais novo (10 meses). Os demais tão na faixa etária do Léo.


Pois bem... este menino mais velho, de quase 2 anos, ganhou há 27 dias um irmãozinho!! Ou seja, o amiguinho está todo perturbado, com ciúmes, desobediente e agressivo com a chegada do novo irmão. E hoje, ele tava sentado com a bola dele. Léo colocou a mão pra pegar, o amiguinho foi e cravou os dentes na mão do meu Léo!!! Ô pecado!!! Ô meu Deus!! Meu pequeno Léo chorou tanto!!! Como se não bastasse, a mãe dele deu bronca, foi toda correta, tirou ele da roda, conversou, explicou, reprimiu a atitude dele.  Trouxe o menino de volta pra pedir desculpa pro Léo, Léo sentadinho terminando o choro, o menino veio pedir desculpa mas não pediu nada, grudou no topetinho do Léo e puxou o cabelo do meu filho!!! Ô pecado!! Ô meu Deus!! Como é dificil ser mãe e "educadora" nessa hora, vontade de cravar os dentes no moleque e arrancar fio por fio do cabelinho dele, um por vez pra doer mais!!! Mas não podemos né?? A gente não coloca filho na escola pra não apanhar, pra não pegar doencinha e eu desço no prédio e meu filho apanha!!! Toda ciumeira que o menininho estava do irmão bebê ele veio descontar no meu filhote!!! A mãe ficou super mal, deu bronca, levou ele embora, disse que ele não sabia se comportar então ele ia subir, todo aquele bafafá e eu tendo que fazer cara de "ah tudo bem, acontece"! Sendo mãe, cada dia a gente aprende uma coisas nova e amadurece. São aprendizados pra vida toda!

A vontade é de defender nossa cria com unhas e dentes. É quase instintivo. Quem nunca perdeu a cabeça? Mas numa fração de segundos temos que retomar a consciência pra agirmos corretamente e darmos um bom exemplo. Violência gera violência. Tudo que fazemos hoje influenciará bem ou mal a formação do nosso filho. O amiguinho já estava sendo repreendido pela mãe, a mim coube a tarefa de ensinar o meu filho a perdoar/desculpar... coisa bem difícil quando estamos com raiva do amiguinho e pena do meu pequeno.



Domar a Dona Onça não é nada fácil!
Mas depois, bem depois, fiquei imaginando como deve ser difícil estar no papel da outra mãe também, do filho que agride... 
Não gostei de ver meu filho apanhar, mas também não gostaria de ve-lo agredindo!

Bola pra frente, vamos que vamos! A cada dia experimentando, absorvendo, refletindo, e amadurecendo!

2 comentários:

  1. ual...adorei o post ....muito legal....beijos

    Patrícia Santos Dragoneti

    ResponderExcluir
  2. Olá Tati,

    É necessária muita diplomacia, para tratar esses assuntos delicados. Não será falta educação, mas sim, a sensação do pequeno, ter sido trocado por outro.

    Adorei...

    beijinho

    ResponderExcluir