terça-feira, 8 de novembro de 2011

Sono dos Bebês!

Já devo ter escrito sobre isso, mas em outra ocasião. Como o assunto dá "muito pano pra manga", ele voltou!!!


Ando pesquisando sobre o assunto, lendo algumas coisas porque os padrões de sono dos bebês mudam com a idade, é interessante acompanhar a evolução.


Encontrei algumas boas notícias sobre o sono das crianças:


  • Sabe-se que o sono é muito importante para o crescimento e desenvolvimento das crianças, pois é na hora do sono que hormônios como o do crescimento são lançados no organismo.
  • Há também liberação de substâncias que regulam o apetite e de proteínas importantes para a ativação dos linfócitos, que fazem parte do sistema imunológico do corpo.
  • O desregulamento do sono pode causar vários distúrbios. Podemos citar a diminuição do crescimento, prejuízo na memória, irritação, menor concentração e aprendizado.
  • Na escola, a criança pode até ser taxada de hiperativa. Dependendo do caso, o problema pode ser somente pouco sono durante a noite.
  • A criança só guarda o que aprende no dia durante o sono, onde os acontecimentos são processados e armazenados no cérebro. Se a criança dormir menos que o necessário, não processará nem armazenará o aprendizado do dia, não o transformando em conhecimento, isto é, se a criança não dorme o tempo necessário terá muita dificuldade para aprender coisas novas.


Lendo tudo isso, concluímos que dormir faz bem!!

Abaixo segue uma "listinha" do esperado para cada faixa etária:
  • Para recém-nascidos até os quatro meses: de 16 a 20 horas de sono. A criança ainda não é capaz de distinguir o dia da noite. Ela acorda a cada três ou quatro horas para se alimentar.
  • De quatro a seis meses: de 13 a 16 horas. A criança dorme de 9 a 11 horas durante a noite, acordando, às vezes, para se alimentar e tiram duas sonecas durante o dia de 2 a 3 horas.
  • De seis meses a um ano: de 12 a 14 horas. As sonecas são normalmente uma na manhã e outra depois do almoço e duram cerca de duas horas.
  • No primeiro e segundo ano: de 12 a 14 horas. Dispensa a soneca da manhã, principalmente se estiver na creche ou escolinha. Dorme de uma a duas horas à tarde.
  • De 3 a 5 anos: de 11 a 12 horas. Aos poucos a soneca da tarde também vai diminuindo.



O Léo acaba de completar 15 meses.
Tem dormido 12 hs durante a noite (dorme as 21hs e acorda as 9hs), e as sonecas agora, passaram para 1 por dia: ele costuma dormir cerce de 3hs durante a tarde. 



Léo é uma criança que dorme bem, não posso me queixar. Ele é bem preguiçoso, sempre que acorda da soneca do dia, ele fica de preguicinha, ele gosta de ficar no berço enrolando, se espreguiçando, acordando... se ele não tá no ponto e a gente tira ele de lá, ele abre o maior berreiro, chora nervoso!


E já que dormir faz tão bem, que seja assim então!
Pena que crescemos e desaprendemos né? 
E em breve novo post... sobre o sufoco que passamos ontem com essa história de dormir rsrsrs!


Nenhum comentário:

Postar um comentário