sábado, 22 de janeiro de 2011

Como fazer um bebê dormir.

Não sei se podemos generalizar, mas com o Léo funciona!
Existem muitos livros sobre sono do bebê, com dicas para uma noite tranquila, com tabelas de horários adequados das sonecas etc...

Os mais famosos e polêmicos são "Soluções para noites sem choro", de Elizabeth Pantley


E o Nana Nenê, de Gary Ezzo


Não li nem um, nem outro! Rsrsrs!
É tanta coisa pra ler e se informar durante a gravidez que eu deixei estes tipos de livros para ler caso meu filho tivesse problemas com sono. Tirando os 2 primeiros meses de vida do Léo A.C. (antes da cirurgia de hérnia inguinal e não "antes de Cristo") que ele "dormia-só-2-horinhas-acordava-pra-mamar-e-repetia-isso-a-noite-toda" e também não dormia porque chorava de tantas cólicas, os demais meses sempre foram um paraíso!!! 

Léo é bom de cama!!!!

E uma coisa que eu nunca consegui fazer, e me sentia a pior mãe do mundo por conta disso, foi fazer o Léo dormir, ninar meu bebê!!!

Isso já foi pauta de conversa com amigas e deixei de me sentir mal quando vi que muitas delas passavam por isso, e concluí que isso é comum entre as mães que amamentam!

O fato de deitar o bebê no colo, naquela posição clássica de ninar irrita muito o Léo, quando no meu colo, porque é a posição em que eu o amamento, e mãe tem um perfuminho azedo natural de leitinho!!! Léo jamais quis dormir no meu colo!!! Se eu o coloco assim, ele se agita, busca o peito mesmo que tenha acabado de mamar, chora... vira uma luta!!!

Então desde pequerruxinho, a função serena de fazer Léo dormiu é do papai!!!

E foi então que passei a ler não esses livros, mas grupos de discussão sobre as técnicas desses livros!

Não me pergunte de qual livro é a técnica que eu vou citar agora, li por aí, não fui eu que criei, mas até naqueles programinhas "Super Nanny" elas aplicam!!!

Agora que Léo cresceu, virou um mocinho, pegou a chupeta, ele está mais independente e dorme sozinho!!!

Pra faze-lo dormir, primeiro a gente tem que notar os sinais de que o sono está chegando, e como diz o Totti, amigo dos meus pais lá de Caraguá, é quando a "chama da lamparina tá apagando" rsrsrs. É quando o bebê começa a coçar os olhos, quando pisca devagar (diz minha mãe "tá piscando duro"), já não acha mais graça nas brincadeiras, começa a ficar menos ativo, depois vem os resmungos e chorinhos...

Geralmente é sempre na mesma hora, então é fácil perceber.

Neste momento, eu pego o Léo, coloco de lado no berço, dou a chupeta, ligo o móbile, dou alguma coisa na mão dele pra ele segurar, pode ser o lençol ou uma bicho-naninha que ele ganhou, falo pra ele que é hora de dormir, dou beijinho e saio de fininho...

Claro que não é de primeira que ele dorme!!! Ele vai explorar o berço dele, rolar pra cá, rolar pra lá, perder a chupeta na bagunça, chorar... mas daí eu entro lá, posiciono ele de novo do mesmo jeitinho, dou a chupeta, a naninha, beijinho e saio de fininho... e de novo ele vai bagunçar o coreto... mas a bagunça não dura nem 5 minutos, 2 ou 3 vezes que eu entro lá pra ajeitar o filhote novamente que de repente... vem o silencio profundo!!! E quando vou lá ver...


nananina, nananina, nananinanãnãnã....
Hihihihihi!!!
Tá lá o meu leão domado dormindo feito anjo!!!

Há que venha aqui dizer que isso é falta de amor, que o certo é ficar com o bebê no colo fazendo carinho, andando pela casa sacudindo a criança... ah tá!!! Ótimo!!! Faça isso com o seu bebê então!

Porque o Léo é meu! Hehehehe! Meu e do Bruno, e queremos criar um filho com independência, que sabe se virar caso tenha que ir pra escolinha (buaaaaaaaa) onde tem 1 tia pra 4 crianças (escolas boas né?)... e outra... não impus isso... Léo foi curtindo e respondendo á esta tecnica muito bem! Se ele urrasse de tanto chorar, de solidão, querendo colo, claro que eu daria! Mas não... meu filho é um anjo e agradeço a Deus todos os dias por isso!!!

E essa forma de dormir acontece só na hora do almoço, que é a primeira soneca do dia, a mais comprida de todas. Nas demais sonecas e a noite na hora de dormir direto até o dia seguinte, ele fica com a gente na sala, quando percebemos que ele tá demonstrando sinais de sono, a gente coloca ele no bouncer com chupeta e paninho que ele dorme sozinho também! Nas sonequinhas, deixamos ele ali pois dali 30 minutos contados no relógio, ele acorda!


Se for por volta das 20:30 ou 21hs, a gente sabe que é sono definitivo então levamos o pequeno pro berço dormir sossegado!

E a palavrinha mágica é ROTINA!!!
Ele mesmo mostrou qual é a rotina dele: acorda as 9hs, 10:30 dorme até umas 11:30 ou 12hs, depois soneca de novo as 16:30, depois de novo as 18hs e depois embarca no soninho dos anjos as 20:30 ou 21hs e dorme até as 6hs do outro dia: acorda, mama, dorme de novo até 9hs da manhã. 

Simples assim!
Bebezinho que dorme bem e que gosta de dormir!!!
E ter essa independencia pra dormir é bom pra quando saímos, se vamos ao shopping, na casa de alguém, restaurante... é só dar a chupeta, uma coisinha pro Léo segurar que ele dorme!

Olha tia Carolzinha desejando bom soninho pro Léo no meio de uma festinha num buffet infantil 


Pouco depois ele dormiu seus 30 minutinhos, descansou de tantas brincadeiras no meio da barulheira geral...
Porque acostumou assim, sem dar trabalho nenhum!!!

Por isso que eu falo que com bebê não tem frescuras!!! Nós que inventamos as frescurinhas!!!!
É gostoso ninar seu filho? Claro que é! Mas será que é bom pro desenvolvimento dele??
Cada criança é uma, além dos fatores genéticos que fazem dos seres diferentes um dos outros, tem também os fatores extrínsecos que influenciam no desenvolvimento de um bebê, ou seja, aquilo que vem de fora, do mundo... tô certa? Não!! Longe de mim estar certa!! Só tô compartilhando com vocês oque funciona pro meu filho!

Beijos, obrigada por nos acompanhar e bom final de semana para todos!!! E quem tem bebezinho, aproveite o sábado e domingão pra tirar uma sonequinha dessas junto com seu bebê!!! Coloca na sua cama, com chupeta e paninho e bons sonhos!!!

6 comentários:

  1. Tati vc é das minhas, tem que ser assim mesmo senão seu filho acaba virando um POODLE TOY, cheio de frescuras kkkkkkkkkk.
    Imagina que horrível, você querendo dormir e alguém te chacoalhando p/ cima, p/ baixo/, p/ frente, p/ trás... ô dó!!!!
    Leonardo vai crescer bem independente e o mais importante, sem medos e muito seguro
    Bjossss
    Bia

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente! Meu bebê tem quase 3 meses, e dorme assim também!

    ResponderExcluir
  3. Coisa mais lindaaaaaa este leaozinho! Vontade de morder, Tati! Q gostoso ele dormindo!

    Ai, chica, sera que vou dar conta de tomar meu leaozinho por aqui tambem? Espero que si! ; )

    Beijo!
    Mi gringa

    ResponderExcluir
  4. Consegue domar sim Gringa, você vai lembrar de mim quando ver que com seu bebê não tem frescuras, é a gente que inventa as modinhas e eles ficam mal acostumados!
    Olha aí a Bia e a Sol pra confirmar!!!

    ResponderExcluir
  5. Leninha - aeromoça =)14 de fevereiro de 2011 às 14:03

    Tatinha!! Quanto tempo não passo pelo seu blog! Como seu leaozinho cresceu!!! Que lindão que ele está!!

    Tati, eu deletei o meu blog... então estou passando pelo blog das amigas pra pedir pra elas tirarem o meu link dos favoritos por 2 motivos! 1 para vcs não terem um link quebrado no blog de vcs... e 2 pra não aparecer mais o meu blog em pesquisas do google, pq ele aparece associado ao blog de vcs!!!

    Beijos!!! =)
    Leninha

    ResponderExcluir
  6. Adorei Tati! Concordo com vc! Aqui em casa tambem é assim. A gente da carinho e amor 24 horas, nao ninando rsrs....

    Bjoss

    ANA RITA

    ResponderExcluir