domingo, 27 de fevereiro de 2011

Papinhas

Todo bebê deve mamar exclusivamente o leite materno até os 6 meses, e daí então, começa a introdução de novos alimentos.

Curtam muito esses 6 primeiros meses, porque o leite materno vem pronto, não precisa ir no varejão comprar nada, nem descascar, nem picar, nem cozinhar, nem amassar... tá ali, prontinho pro consumo, e isso não tem preço! Ah! É verdade!!! E não tem preço mesmo, é "de grátis"! Rsrsrs!

Quando chegar a vez das papinhas prepare-se!!! Você vai se confundir! Rsrsrs!

O pediatra do Léo não é muito organizadinho pra introdução de alimentos, pra ele tudo pode, é meio na base do "faz aí, se ele comer tá bom". Mas sempre temos amigas e família que já passaram por isso pra dar uma luz!

Se pesquisar no Google, vão encontrar mil dicas de como introduzir novos alimentos, receitas para as primeiras papinhas etc.

Não vou citar aqui todas as dicas que li por aí, e vocês já imaginam o porque né?? Porque aqui foi tudo diferente! Rsrsrs!

Só as dicas que ouvi e achei interessante:
- sempre que oferecer um novo alimento, prepare-se para ver e filmar as caras feias que o seu filho vai fazer!!!
- só diga que um bebê não gostou de determinado alimento depois de oferece-lo cerca de 7 a 10 vezes. Léo até agora amou tudo que colocou na boca, só água que ele baba ao invés de engolir, e abacate que ele deixa passeando pela boca e demora pra engolir. Mas convenhamos: abacate sem açucar, adoçante, limão, creme de leite, leite condensado ou qualquer outra coisinha pra dar um gostinho, é sem graça demais!

Léo ama ou não ama papinha??? Chora porque não quer esperar esfriar! Já aprendi que tenho que esquentar antes, e só depois pega-lo, colocar na cadeirinha, babador e tals, assim a papinha vai esfriando porque se aprontar ele primeiro que a papinha... é choro na certa! Vivendo e aprendendo! Rsrsrs!


Bom... o mais importante é a rotina, ter sempre a alimentação nas mesmas horas. O ideal é que o bebê faça todas as refeições: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. 

O legal de fazer papinha é que nós descobrimos novos alimentos! Duvido aqui que alguém faça questão de comer legumes e verduras!!! Agora quando a dieta de um morador da casa é só a base disso, a gente acaba experimentando e pior... adorando!!!

Eu sempre amei mandioquinha e preciso tomar cuidado para não fazer todas as papinhas com a rainha dos legumes! Na tentativa de encontrar outro tubérculo/raiz, encontrei o inhame!!!

Que delícia é inhame!!
Na verdade não tem gosto de nada, mas é mais cremoso que batata, fizemos frango refogado e colocamos inhame em rodelas ao invés de batata, ficou maravilhoso!!! 
Também descobri o cará! Parecido com o inhame mas não tão macio.

E alergia á legumes, você já imaginou que existisse?
Pois muitas pessoas tem, inclusive eu!!! Peguei um monte de inhame pra descascar, e nooooooossa!!! Parecia que tinha enfiado as duas mãos dentro de um formigueiro de tanto que coçou e penicou!!! Tive que tomar anti-alérgico pra passar, minhas mãos ficaram inchadas e vermelhas, fervendo, coçando! Daí fiquei sabendo que cará, inhame e até mesmo o chuchu podem dar alergia em algumas pessoas, porque soltam uma "gosminha" quando descascadas que irritam a pele. 

Cuidado heim? Rsrsrs! Pra não acontecer isso, é só descascar os legumes com luva, ou embaixo da água da torneira.

Olha que porta-aviãozinho mais lindo:


Bom... e pra fazer as papinhas??
Tenho uma amiga virtual que escreve para um blog nem bacana chamado Anju Baby. Só clicar aí em cima do nome do blog que vai abrir certinho no post sobre A Hora da Papinha. 
Resumindo, ela postou um esquema pra preparar as papinhas que muitos pediatras dão para as mãezinhas, pra facilitar nossas escolhas em meio a tantas opções da feira!
Funciona assim:


ESQUEMA PARA O PREPARO DA PAPA SALGADA
  1. 1. carne magra (musculo ou patinho), frango
  2. 2. batata, cenoura, beterraba, cará, mandioca, mandioquinha, abobrinha, abobora, inhame
  3. 3. alface, couve, couve-flor, agrião, espinafre, brócolis, chuchu, rúcula, acelga
  4. 4. arroz, macarrão (cabelo de anjo), ervilha, lentilha ou caldo de feijão
TEMPEROS: salsinha, tomate, cebola, alho e azeite
MODO DE FAZER:
-meio litro de agua (ou até cobrir um pouco os ingredientes)
-acrescentar 3 elementos do grupo 2, um do grupo 1 e um do 3, mais os temperos. Após 2 semanas que o bebê iniciou com a papinha salgada, acrescentar 1 elemento do grupo 4.
-Cozinhar em fogo brando ate que os legumes estejam cozidos e a panela estiver com pouca agua.
-amassar com garfo os legumes e ir juntando com a água do cozimento até que ela fique grossa.
Alias esta é uma polêmica... processar a papinha ou amassar?
Eu sou a favor de amassar apenas. Nada de liquidificador, processador, mixer, peneira fina... sempre aprendi com as fonoaudiólogas que trabalharam comigo que criança desde cedo deve sentir textura nos alimentos, pra desenvolver os "órgãos fonoarticulatórios". Portanto, nada de tudo mastigadinho, vamos deixar nossos bebês exercitarem a musculatura da face!
Um assunto puxa outro e esse post vai ficando gigante... vou me conter por hoje, mas volto aqui pra falar sobre este assunto polêmico e o maior medo de todas as mães: engasgar, reflexo de vômito ao comer... aguardem! Rsrsrs!


Pra concluir o preparo: você pode fazer "tududumaveisó" e congelar!!! Separe em potinhos porções individuais e pode levar ao freezer por até 1 mês. Aqui, uma panelão dá cerca de 14 á 16 potinhos (coloco 1 concha e 1 chorinho em cada um, dá aquela pratada da foto inicial que é a quantidade que Léo come em cada refeição). Já que Léo almoça e janta, isso significa que eu faço papinha 1 vez pra semana toda!
Bom... eu estava em busca de um alimento que eu pudesse dar na mão do Léo pra ele brincar e comer sozinho. Tentei algumas frutas mas só fizeram meleca... até que minha amiga e pediatra Paolla disse que eu poderia dar uma bolachinha maisena pro Léo! E eu dei! E estava a postos pra filmar!

Numa família italo-lusitana como a nossa, é uma delícia ver uma criança pegando gosto por comer assim logo cedo... afinal é oque a gente mais sabe fazer quando se reune rsrsrs.

Me perdoem o post gigante, mas como ando ausente, deixo uma batelada de coisas de uma vez só pra vocês irem lendo aos poucos até eu voltar!

Um beijo pra todo mundo!

4 comentários:

  1. Hehehe
    Adorei ver Leo se deliciando com a bolachinha!!! rs
    Tá no sangue, né miga? rs

    Eu adoro tuduslegume/verduras...
    E com certeza ía adorar comer as papas do Leo... kkkkkkkkkk Vou chorar = ele! rs

    Tô querendo agilizar minha vida na cozinha e começar a fazer várias coisas que eu possa congelar e deixar prontas! Fazer tudo num dia e ficar sussa nos outros... rs

    Bjooooooooooooo

    ResponderExcluir
  2. E o Leo aguenta comer a mesma papinha, almoço e janta, por uma semana inteira? isso é que é ser bom de prato!!

    ResponderExcluir
  3. Livita querida,
    Aqui sempre cabe mais uma boquinha nervosa! Venha que hoje fiz papinha de batata, brocolis, com carninha desfiada!

    Oi Mari!!
    Léo come sim, a mesma papinha quase a semana toda... eu faço assim: quando tem uns 5 potinhos da papinha congelada, faço uma próxima diferente, daí passo pra essa papinha nova uns 3 dias, volto nos 5 potinhos da papinha antiga... mas o almoço e jantar são iguais sim! Li em algum lugar que um alimento deve ser oferecido várias vezes pra criança, só depois mudar pra um novo, por isso fico uns 2 a 3 dias com a mesma papa. Isso na fase inicial né? Pra conhecer novos alimentos... pois dizem que por volta do 8° mês em diante, a criança aprende a demonstrar preferências, e daí... danou-se! Rsrsrs! Será cada hora uma coisa! Pra ter idéia, fiquei muito numa papinha de abóbora com frango, o nariz do Léo ficou amarelo rsrsrs. Impregnou de betacaroteno meu bebê, por isso mudei agora pra batata com brocolis, pra tirar o "bronze alaranjado" que Léo ganhou rsrs.

    ResponderExcluir
  4. Coisa mais gostosaaaa, bom...... tô saindo p/ comprar bolacha maisena que fiquei com vontade kkkkkkkkkk
    Bjossss
    Bia

    ResponderExcluir