segunda-feira, 25 de julho de 2011

10 e 11 meses do Léo

Correndo contra o tempo pra fazer este post na ultima semana antes de completar 1 aninho rsrsrs!
Juntei os meses, porque já nem me lembro mais o tanto de coisas pra contar!

Bom, no 10° mês, finalmente o Léo engatinhou, certinho, sem encostar a barriga no chão, sem ser igual rastejar de soldadinho! Precisou vir o frio pra ele desencostar a pança do chão gelado e engatinhar direito!

Logo depois que ele começou a engatinhar, ele passou a apoiar nos lugares mais altos pra ficar de pé. 
Hoje Léo é assim: engatinha só pra alcançar uma outra superfície, tipo rack, sofá, cadeiras, caixa de brinquedos etc. Apoia num desses lugares e fica de pé, anda pra lá e pra cá apoiando em tudo. Sozinho, sem apoio, ele ainda não se arriscou a andar não!
E pela minha visão de mamãe fisio, acho que ainda vai lá 1 mês e meio pra isso acontecer! O equilíbrio ainda não tá 100% pra ele se soltar, então vai continuar se apoiando pra refinar o equilíbrio e logo andar sozinho!

Léo tá tagarela!!!
Fala mais na lingua dele que na nossa, mas é lindo de ver rsrsrs. Tem entonação, são só balbucios mas que acompanham o ritmo e o volume como estivesse falando de verdade! Dá pra perceber quando ele "chama" alguma coisa, quando ele tá dando bronca, quando ele tá brincando falando "mamanhês" pra brincar com um brinquedos ou com os cachorros, tá uma gostosura esse menino!

Banana ele aprendeu a falar direitinho, ele pede "anana".
Gracinhas ele faz muitas, mas no momento, ele só quer saber de cantar "parabéns pra você!"
Só que ele gosta mesmo é da segunda parte, quando a gente começa "E pro Léo nadaaaaaa, tudooooo" Daí ele até faz "a-aaa a-aaa" de "É hora, é hora". É assim o dia todo, olha pra tua cara, bate palminha e canta "a-aaaa a-aaa" daí a gente tem que cantar pra ele rsrsrs.

- Já troquei o leite, agora Léo toma Ninho +1.
- Já estou com as guias de exames pra fazer ao completar 1 ano (hemograma e dosagem de ferro, esqueci o nome do exame).
- Tá com 4 dentinhos, 2 em cima 2 embaixo.
- Passou o medo do escuro (??). Acho que foi um episódio da tal "crise da separação", vou tentar estudar mais pra fazer um post bacana sobre isso. Mas é quando a criança passa a entender que existe um mundo além dela, que quando as pessoas saem de perto, elas não deixam de existir, elas continuam por aí e podem ir e voltar, então eu acho que Léo precisava da luz do corredor acesa pra saber que continuavamos ali na sala, vendo TV e que ele poderia dormir sossegado. Porém agora voltou tudo ao normal: eu dou leite, escovo dente, chupeta, rezamos e bercinho! Ele dorme lá sozinho, ainda deixo a luz do corredor acesa, mas quando verifico que ele já dormiu, ajeito ele e apago a luz do corredor. Antes ele tava acordando depois de 6hs de sono chorando no escuro, agora já não acorda mais, passa direto por 10/12hs de sono. 

Já come de tudo, comeu peixe pela 1° vez na praia esta semana que se passou!
Eu explico: a mamãe aqui é super famosa na família toda por ser muito chata pra comer!!! Eu detesto todo e qualquer tipo de alimento que veio da água!!! Não como nem se ficar perdida numa ilha deserta: peixes, camarão, lula, polvo, marisco, cracatua, sosoroca, nada nada e nada e nem tentem dizer: "Ah mas o peixe que eu faço você vai comer e adorar porque não tem gosto de peixe!!!" Não vou! Vou odiar! Porque eu odeeeeeeeioooooo tudo isso!
Pra terem idéia, ontem almoçamos no Bouquet Garni, restaurante em Sousas, quando peguei uma mandioca frita pra comer, fiz aquela cara de cú pro meu marido e disse: "Os filhas da puta fritaram no mesmo óleo do peixe ou camarão"! Dito e feito... meu marido experimentou e láááá no fundinho tinha um gostinho de peixe. Não tem jeito gente... quem não gosta não gosta né?

Mas tudo bem... porque que contei tudo isso? Só pra dizer que havia uma mega-expectativa na família pra saber se Léo ia gostar de peixes igual ao papai, ou se seria um fresco como a mamãe!
Então foi assim que ele comeu pela primeira vez um pedaço de tainha, lá no Guaruçá, restaurante maravilhoso  na praia do Centro de Caraguá (melhor filet a parmeggiana do mundo rsrsrs, muito melhor que do Alemão de Itu)


Parece que era a quadragésima nona vez que ele tava comendo peixe né? Mas foi a 1°!! E a alegria da vó ao ver que ele gostou do peixe? E depois desse pedacinho, Léo ganhou um pratinho cheio de pedaços de tainha limpinha, branquinha que vovô nino separou pro netinho!

Agora sou voto vencido... 2 contra 1 aqui em casa... vou ter que incluir os peixes fedidos no cardápio aqui de casa... inhaca!

Também fizemos no começo do 11° mês um ensaio de fotos com a tia Gabi! A Gabi Rached é minha cunhada, tia do Léo, fotografa de mão cheia, fez lindas fotos do meu meneno!!! Mas essas ainda estão escondidinhas aqui em casa, pra fazer suspense pro aniversário do Léo rsrsrs. Pra matar curiosidade posto algumas que a Gabi já postou no FB:





E só!
Semana que vem posto mais!

Com certeza esqueci de postar muita coisa, mas Léo acabou de acordar!!!
Tenham todos uma boa semana, que nós estamos aqui, já com saudades dos "meses", curtindo os últimos dias antes do meneno Léo completar 1 aninho!!!

2 comentários:

  1. Caracas, Tatenha...
    Como passou voando!
    Daqui uns dias meneno completa 1 aninho!
    E tá coisa mais leeendaaa dessa vida!

    Adorei ver ele comendo peixe! hehehe
    Peixe é tudo de bom! rs
    Vai ter que cozinhar... hehehe

    Bjokas

    ResponderExcluir