terça-feira, 22 de novembro de 2011

A 1° doença infantil - Roséola

Há 3 dias Léo vem apresentando febre de 38,5° a 39° C, falta de apetite e uma leve diarréia. Sintomas esses que deu pra confundir com dente nascendo e dor de garganta. Mas a pediatra avaliou e estava tudo bem, sem motivos aparentes.

Eis que no 4° dia, Léo amanheceu sem febre e com pintinhas na testa e nas costas. 



E assim se caracteriza a ROSÉOLA ou EXANTEMA SÚBITO:
Oque é:
A roséola é causada por um vírus, o vírus do herpes humano tipo 6 (HVH-6) e 7 (HVH-7), e é transmitida pela saliva (pense em todos aqueles brinquedos que são mordidos por todas as crianças da escolinha). É difícil identificar onde ocorreu o contágio, porque a roséola é transmitida quando a erupção de pele ainda não apareceu (e portanto ela ainda não foi diagnosticada), e o período de incubação vai de 5 a 15 dias. 

Sintomas:
A roséola tem um padrão bem característico, de acordo com o esquema a seguir: 

• febre alta, repentina e contínua, que fica entre 38,3 e 42,2 graus, durante três ou quatro dias, e que desaparece tão rápido como veio 

• além da febre, sintomas como nariz escorrendo, tosse, uma leve diarréia, falta de apetite e de energia 

• quando a febre vai embora, a pele começa a ficar manchada. A erupção costuma começar no tronco, e depois vai se espalhando na direção do pescoço e das extremidades, e desaparece em algumas horas ou em até três dias. 


Tratamento:

Assim como nas outras infecções por vírus, não há tratamento contra a causa da doença, apenas para aliviar os sintomas. 

Na fase da febre, mantenha seu filho confortável, dando bastante líquido para evitar a desidratação. Administre antitérmicos se a febre estiver muito alta e a criança estiver claramente incomodada. Depois que a febre vai embora, a criança ainda pode ficar irritada e manhosa por alguns dias, portanto arme-se de paciência. Logo ela estará novinha em folha. 



Fiquei bem preocupada nos dias de febre, por não saber a causa dela. E também me preocupou a falta de apetite! Léo sempre comeu super bem, não quis saber de almoço e janta, só frutas e leite.

Mas agora sabemos com oque estamos lidando, é só observar e deixar evoluir!
Logo Léo tá novo em folha!
PS: Um agradecimento especial para minha amiga querida, vizinha e pediatra Daniela, que mesmo com um filho lindo pequerrucho (só na idade porque ele é bem grandão) e de licença maternidade, veio examinar o Léo e ouviu com carinho as neuras da mamãe aqui! Muito obrigada Dra Dani!

8 comentários:

  1. Vivendo e aprendendo.... Vc devia divulgar mais seu blog, as coisas q posta aqui podem ajudar muitas maezinhas! Tadenho do Leo.... Ele sem comer é inacreditável, kkkkkkk. Bjao.

    ResponderExcluir
  2. Oh do leoaozinho... que bom ter a Dani por perto, hein, Tati? Que o Leo sare rapidinho!!!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. ahhh então nem vamos ver o Léo amanha na natação...:(
    Melhoras pra ele!
    Já tinha visto essa doença só na internet...logo ele já fica bom e começa a devorar tudo hehe bjs em vcs!
    babidorafa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Babi vamos na natação sim!!!

    A pediatra explicou que essa doença só é contagiosa durante o período febril, ou seja, já passou faz tempo, ultimo dia de febre foi domingo e até as manchinhas já sumiram! Léo tá zero-bala de novo, amanhã vamos nadar!!

    Mas a Bia não vai passar pra aula dos maiores??? Quem vai cantar "janelinha" comigo???

    ResponderExcluir
  5. Oi Tati.. faz tempo q não passo por aqui!!! Letícia tem tomado todo meu tempo rs.
    Ela teve Roseola mês passado. Levei ela na pediatra no segundo dia de febre e ela já falou de cara q era Roseola é q depois de 1 dia ia aparecer um monte de bolinhas rs.
    Pelo menos é 1x na vida q pega né!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. OLA JA TAVA MUITO PROCUPADA COM ESSAS MANHCHINHAS NA PELE DO DANIEL,MAS AGORA ACHO QUE ELE TA COM ROSÉOLA MESMO PELO OS SITOMAS.

    ResponderExcluir
  7. Olá, há um tempo atrás vc deixou um recado em uma postagem minha de 'dicas para blogs'. Hoje postei uma muito boa sobre o Prezi, conhece? Passa lá pra ver:
    http://www.deturistaaviajante.com/2012/01/descubra-o-brasil.html

    ResponderExcluir
  8. Oi Tati, li vários posts do seu blog. Muito interessante a idéia principal!
    Queria um e-mail seu, pra poder entrar em contato. Se puder, me mande um e-mail.
    renata.parisi@tricae.com.br
    Beijos e parabéns!
    Renata

    ResponderExcluir