quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Recursos para amamentar

Na minha opinião, amamentar nos primeiros dias foi mais difícil do que fazer um parto normal!
E isso porque eu não tive nenhum dos problemas que são corriqueiros nesta fase inicial, tais como fissuras, mastite, empedramento (seria este o substantivo do verbo empedrar? Rsrsrs). Nada disso!

Única coisa que eu tinha era uma vontade louca que meu bebê fizesse aleitamento materno exclusivo em livre demanda, e muita dor!!!

Comigo, a dor não foi na hora do Léo mamar. Graças a Deus logo de início ele pegou o peito certinho, e isso não provoca dor. As dores vinham depois das mamadas, dizem que era "o leite descendo" ou seja, o leite sendo fabricado, e isso fazia com que o peito doesse como um todo, uma dor que queima.

Fissura tive uma só, mini-fissura. Pequenininha que eu nem vi, só senti doer e só percebi o dia que Léo, numa madrugada, mamou e depois regurgitou cor de rosa... era leite misturado com sengua da fissura. Inhaca!

As prateleiras das farmácias estão forradas de produtos pra auxiliar na amamentação... é uma loucura, a gente se perde com tanta novidade!

Eu testei algumas, e vou comentar aqui pra vocês:

Pomada Lansinoh
Não sei se já comentei aqui, mas ela é famosissima entre as gestantes e recém-mamães! É conhecida como "a pomada roxinha de lanolina!!"
Ela é importada, mas é achada em algumas farmácias do Brasil e lojas na internet. Em Campinas, é encontrada na rede Yellow Farma ( tem no Galleria Shopping) e na loja Bicho Papão no Cambuí. Por aqui, ela custa na faixa de 60,00 reais ou mais. Nos EUA ela custa pouco menos de 10 dólares. Muito mais barato, portanto se tiver alguém pra trazer de fora, melhor! Minha amada irmã trouxe 2 tubos da Inglaterra pra mim, custaram 12 libras, eu acho. 
Lansinoh utiliza a lanolina ultra pura e 100% natural para ajudar a prevenir as rachaduras nos mamilos, o maior motivo de interrupção do processo de amamentação.Lansinoh é a única lanolina que não contém preservativos ou aditivos de nenhuma natureza. Por esse motivo, não é necessário remover o produto antes de amamentar.
Logo que Léo nasceu, eu comecei a usar. Passava religiosamente após cada mamada do Léo. Tinha dias que era tanta pomada que ele ficava com a boca oleosa como criança que acabou de comer uma pratada de macarrão alho & óleo! Rsrsrs!

Lanidrat
É a prima brasileira da Lansinoh e, portanto, mais barata! É do laboratório Mantecorp, o mesmo do Hidramamy que eu indiquei aqui
Eu não cheguei a usar, mas pelo que pesquisei com quem usou e pelo que li a respeito dela, é a única nacional identica á Lansinoh, ou seja, lanolina pura 100% natural que não precisa limpar pro bebê mamar.

Existem outras pomadas que prometem o mesmo, como exemplo aq mater Care do laboratório Cosmiatric. Porém ela é feita de lanolina modificada adicionada de óleo de passiflora que é calmante. Porém o efeito cicatrizante não é poderoso como da Lansinoh e Lanidrat, e o bebê não pode por a boca direto na pomada, é preciso remover antes das mamadas. E confie em mim: a ultima coisa que você vai querer fazer no início da amamentação é esfregar o peito pra retirar pomada rsrsrs! Massê da Johson & Johnson também é outra pomada de lanolina disponivel no mercado. Porém eu pesquisei e só encontrei assim na formulação: Lanolina e ponto final... como não sei se é pura e 100% natural, não indico. Se alguém souber e se for, daí sim posso indicar.

Mas porque tanta frescura em ser pura ou não ser?
Por 2 fatos: o primeiro já citei, é pro bebe poder mamar sem termos que retirar. O outro é o poder que a lanolina pira 100% natural tem de cicatrização.
Tive uma única mini-fissura como disse, e passei a pomada Lansionh... em 6hs tava cicatrizado! parece pouco tempo e realmente é, só que quando a gente amamenta um bezerro chamado Leonardo que mamava a cada 2hs, isso significa poupar 1 peito machucado em 3 mamadas... esse pobre bezerro vai passar fome... e esse pobre peito vai empedrar se não for esvaziado! Capiche?

Daí entrou outro recurso que eu usei, a contra gosto dos radicais da amamentação exclusiva em livre demanda: o bico intermediário de silicone!!!
Condenado por muitos, crucificado e culpado por dizerem que o bebe perde a "pegada" no peito por causa dele, pra mim, ele quebrou um galhão! Tudo bem que achei complicado, apanhei pra aprender a usar, Léo odiou mas é faminto e encarou o lance! Ele nada mais é que uma camisinha pro peito rsrsrs. Protege fazendo com que o bebe pegue nele e não direto no peito. Assim, as fissuras curam mais rápido. É como se o peito estivesse de figas da brincadeira de mamar, sendo poupado um pouco. 


Foi este mesmo que eu usei, desta marca. É um saco, tem que esterelizar, encaixar, bebê que não abocanha porque não reconhece essa porcaria de silicone, ele tem que fazer mais força na sucção pro leite sair... um trabalhão mas me foi muito útil em apenas 2 x que usei, durante aquelas 6hs que minha fissura cicatrizava bezuntada de Lansinoh.
Recomendo em extremissimos casos, só pra quando o peito tá fissurado e machucado e pra bebes que pegam bem o peito, porque é dificil pras mamis, pro bebe e mais atrapalha do que ajuda!

Mamare
É um protetor em gel, que deve ser guardado na geladeira porque assim proporciona um "frescor" quando utilizado. Frescos esse que vai embora em 5 minutos de tão quente que o peito da gente fica rsrsrs. É prático,  é tipo adesivo, só grudar no peito e boa. 


Promete absorver o excesso de leite, diz ter glicerina que cicatriza possíveis rachaduras/fissuras e água, que hidrata a pele. 
A verdade é que eu experimentei porque ganhei amostra grátis da minha médica ginecologista. Porque sinceramente, esse produto não vale o preço que ele custa, cerca de 45,00 reais. É muita grana por um geladinho que passa rápido demais!
Geladinho refrescante por geladinho refrescante, indico as bolsas térmicas para seio.


Essas são duráveis (o Mamare dura cerca de 1 semana) e custam a metade do preço! Além de poder usar quente ou fria!

Conchas
Durante a gravidez, minha amiga Mari me ajudou a fazer a lista de presentes do chá de bebê... eu me recusei a colocar este item na lista, por achar um instrumento de tortura rsrsrs.
Besteira minha, coisa de quem não conhece nada do assunto, mas olhando assim... veja se não parece algo meio sadomasoquista?
Mas não é nada disso, eu que sou doida e achei que precisaria fazer um vácuo pra isso aí grudar no peito, mas não é nada disso, só encostar na pele e cobrir com o sutian que ele segura.
Muito bem... essas conchas são super versáteis e servem pra muitas coisas: durante a gestação, elas ajudam a formar o bico do peito pra quem não tem. Depois, ela protege o bico do peito sensivel do atrito com o sutian. Também é chamada de Concha Anti-empedramento, porque deixa o excesso de leite vazar e coleta como um recipiente. A parte de tras deve ser flexivel, de silicone pra ficar mais confortável. 
Eu achei que nunca iria usar um treco deste... porém quando fui ao banco de leite como contei aqui, pude constatar o quanto de leite vaza de uma mama enquanto o Léo mama a outra!!! Agora eu uso, pra coletar o leite derramado rsrsrs.

Absorvente de Seio
É uma rodelinha de papel/tecido e floc-gel que absorve o excesso de leite que vaza, protegendo-nos de molhaceiras e vexames em publico!
Tem várias marcas no mercado, normalmente vende caixinha com 12 unidades (6 pares) e custam em média 6,00 a 8,00 reais a caixa. Mas eu uso uma marquinha nada conhecida chamada Karisma que custa 4,20 rsrsrs. A venda nas redes de farmácia Drogasil! Só achei lá e faz o mesmo efeito de marcas conhecidas e mias caras como Johnsons!

Sutian Amamentação
Isso é super pessoal, mas vou deixar duas dicas que serviram pra mim.
Pra usar corriqueiramente, não invente moda!!! Escolha um sutian de alça grossa porque peito cheio de leite pesa muito!!! E as alças largas ajudam na sustentação e aliviam demais as costas e ombros! 
Os modelos que tem fivelinha no bojo pra abrir e fechar são um saco! 

Nada prático pra quando estamos com o bebê no colo! Mas tenha um desses, com o bojo duro pra usar quando sair de casa. É a única forma de sair sem que a rodela do absorvente de seio marque na roupa! Então é bom ter, acho que 1 só é suficiente!

Eu aconselho, pra usar direto, sutians que dê pra abaixar e pronto, fáceis de tirar. Deste tipo existe um transpassado da Hope:


Aproveito para lembrar as gestantes de Campinas e região que acessam aqui: tem uma loja da Hope no Premium OutLet (aquele shopping na frente do Hopi Hari, Serro Azul Wet'n Wild) que vende tudo (coleção nova inclusive) pela metade do preço, vale a pena dar um pulinho lá pra comprar peças intimas de gestante!

E a outra dica, é usar top, tipo da Trifil que não aperta mas sustenta! Fácil pra amamentar! Super dica da minha amiga Mari, a mesma Mari que fez minha lista de chá de bebê.

De tudo, esses tops são os que eu mais amo!

Bom... demorei pra atualizar, mas também... agora tem leitura pra mais de dia! Rsrsrs!
Desculpem a demora, mas gosto de escrever "com propriedade", e isso leva um tempinho com pesquisas, salvar fotos, etc... e Léo tá crescendo, e eu não quero perder nenhum instante! Hahaha!
Beijos e inté!



11 comentários:

  1. Se no meu tempo tivesse internet! Quantas dicas legais!

    Maria Odete

    ResponderExcluir
  2. Tati
    Qtas dicas legais, adorei!!! Depois passo aqui novamente p/ anotar ne..eu vou precisar hehe
    So achei q o sutia q tem o abre fecha seria ideal kkkkkkk..vivendo e aprendendo ne
    Super bjo

    ResponderExcluir
  3. O sutian abre e fecha é muito trabalhoso July, muito dificil ficar com bebê no colo, abotoar o sutian, se arrumar toda, sem pagar peitinho pros cidadões ao redor rsrsrs! Mesma coisa pra camisas de botão na frente! Dá trabalho abotoar com bebe no colo, mais fácil uma com decotão pra abaixar ou mais larguinha pra levantar. Se bem que tenho amigas que não gostam de levantar a blusa pra dar de mamar porque a barriga aparece... já eu, não ligo não!

    ResponderExcluir
  4. Excelente post, Tati!!!

    A concha tem que ser esterilizada, sim? O leite que fica nele, vc joga fora?

    Adorei a dica da Hope ; ).

    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. É bom sempre esterelizar a concha. Eu, no final das mamadas, agora que o Léo tá maior (+ de 3 meses) dou o "leite derramado" pra ele também, de colherzinha!!! Por isso esterilizo a concha, pra aproveitar o leite, tenho dó de jogar fora rsrsrs.

    ResponderExcluir
  6. Ah! Mas a recomendação dos bancos de leite é que este leite da concha seja descartado, jogado fora!

    ResponderExcluir
  7. Tati, vc usa a concha constantemente (interrog). Se for assim tem que ter 2 pares, né (interrog). Enquanto usa uma, a outra esteriliza.

    Graciasssss!

    ResponderExcluir
  8. Gringa eu tenho 1 par só. Porque só uso durante amamentação: Léo mama um peito, a outra tá com concha. Assim, uma lava e a outra esteriliza! Sabe oque é legal de comprar? Esterilizador de microondas! Parece um Tapewear que vc coloca mamadeiras, bicos, chupetas, conchas, tudo dentro com 200ml de água e 8 minutos no microondas. Rapidinho tá tudo esterelizado! Tem da Avent, Kuka, Nuk... o meu é da Kuka!

    ResponderExcluir
  9. Entendi, chica!
    E vou comprar sim um esterilizador. Aqui ja vi uns da Avent.
    Gracias pelas dicas!

    ResponderExcluir
  10. Ainda não sou mamãe mas vou guardar as dicas. beijos

    ResponderExcluir
  11. Essas conchas amenizam as dores nos mamilos? Estou no primeiro trimestre de gestaçao e sinto eles muito sensiveis e doem bastante, nao sei o que posso fazer para amenizar a dor. Karol

    ResponderExcluir