quinta-feira, 22 de abril de 2010

Momento de beleza

Uma das coisas que eu fiz após descobrir a gravidez foi marcar uma consulta na dermatologista. 

A maioria que acompanha aqui sabe que sou fisioterapeuta e atuo com dermato-funcional, ou seja, me preocupo com a estética pois preciso ser a "propaganda do meu próprio negócio". E já que "la garantia soy yo", vamos se cuidar para evitar os efeitos "deletérios" de uma gestação, consultando minha querida médica (e de mais metade da família e amigas)  dermatologista Dra. Patrícia.

Os efeitos deletérios mais graves da gestação, na minha opinião, são os melasmas gravidicos e as estrias (Aaaaaaaaaaaaah!!! Rsrsrs!) 

O melasma é uma manifestação caracterizada por manchas escuras na face. O seu surgimento geralmente está relacionado à gravidez ou ao uso de anticoncepcionais hormonais (pílula) e tem como fator desencadeante a exposição da pele ao sol. Quando estas manchas ocorrem durante a gravidez, recebem a denominação de cloasma gravídico.



Neste caso o ditado: "É melhor prevenir que remediar" é muito verdadeiro, já que essas manchas são tristes de remover!!! Não há peeling químico ou mecânico que dêem conta, essas danadas só se mandam mesmo na base do laser! E sessões de laser são caras pra chuchu. Então vamos prevenir já que é fácil demais: Protetor solar na face sempre!!! 

E quando digo sempre, é porque gente inteligente deve usar protetor solar sempre! Não só porque está grávida, não só quando for pra praia... todo mundo deve acordar, escovar os dentes, lavar o rosto com leite de limpeza e passar protetor solar. Leva-lo na bolsa pra reaplicar sempre! Isso evita várias coisas, principalmente o foto-envelhecimento. Ou vocês gostariam de parecerem aquelas carioconas que aos 30 anos tem corpinho de 20 e carinha de 40 de tanto pé de galinha??? Culpa do sol! Então protejam-se sempre!

Dra. Patricia indicou Minesol Oil Control, da Roc. Recomendo porque ele é sem cheiro, não aumenta os cravos e espinhas, e é super bem absorvido pela pele, evitando um incomodo que comigo acontece sempre: não escorre para os olhos durante o dia e não arde nem coça deixando a gente com cara de "quem não tem colírio usa óculos escuros"!!!


O preço dele não é dos melhores pelo tamanho do tubinho... achei carinho mas tá rendendo bem, então tá valendo a pena!

E as estrias???
São dificeis de prevenir!!!
O ideal é a hidratação constante da pele, mas depende de outros fatores, como os hormonais! Vejam que chic, vou colocar aqui conhecimentos da pós em dermato-funcional, palavra de Dra. maria Silvia Pires de Campos: já viram casos de grávidas que passaram super bem a gestação toda, sem uma estria se quer, mas lá, na 39° semana, faltando pouquissimo pro bebê nascer se arrebentaram de tantas estrias??? Culpa do estrôgeno!!!

Achei uma figura na internet, não é a ideal, mas vai dar pra entender. Quero que observem a linha do estrôgeno (azul) e da progesterona (verde):


A progesterona é o hormônio responsável pela "manutenção" da gravidez. Ela se mantem sempre em níveis mais altos que o estrogeno, até que no final da gestação (ali perto do 7° mês) a progesterona começa a baixar de nivel, quando o organismo da mulher começa a se adaptar para o parto. E o estrogeno passa a ficar mais alto... até aí, beleza...
Até que bem ali, no 9° mês, vemos uma queda brusca ods 2 hormônios (estrogeno e progesterona) e isso significa que o corpo da grávida entrou em trabalho de parto. É a famosa "reta final"!!! Quando estrogeno e progesterona perdem a relação entre si, ou seja, quando não há uma diminuição proporcional dos dois, quando a progesterona diminui mais rapidamente que o estrogeno, este bandido do estrogeno fica mais alto e pimba!!! Estria na mulherada!!! Várias arrebentam na barriga, seio e etc!!!

Já viram mulheres relatando: "Passei a gravidez toda me cuidando, não tive uma estria, mas 3 dias antes do bebê nascer, apareceram várias!!!" Ouviram??? Resultado da perda da relação estrogeno x progesterona!!!
Ou já ouviram dizer que quem faz cesária tem menos estria que quem opta pelo parto normal?? Porque na cesária é agendadinho o parto, geralmente pra 38 semanas ou perto disso, nosso organismo não chega a se preparar pro parto então a relação estrogeno x progesterona não se perde.

Oque fazer??? Hidratar e muito!!! Evitar coçar a barriga... Estrias são rompimento das fibras colágenas, então é importante deixa-las forte e bem maleáveis e isso conseguimos atraves da hidratação rotineira e constante da pele. Evite banhos quentes. 

Dica da Dra. Patriícia: ela me indicou Hidramamy, e disse que é o único creme destinado para gestantes que, além de hidratar, possui na fórmula uma substancia chamada "hidroxipropilona" que estimula a formação de fibras colágenas e de elastina! Vai resolver todo o seu problema usar Hidramamy a gestação toda??? Pode ser que não, mas pelo menos, o estrago poderá ser menor do que não fazer nada!!!



Quer dizer então que "a Tati não terá estrias"??? Muito provavelmente terei!!! Porque quero muito ter parto normal, parir de forma mais natural e na hora mais certa possivel, então com certeza levarei minha "ebulição hormonal" ás ultimas conseqüências, e se meu organismo perder e relação estrogeno x progesterona de forma abrupta, com certeza aparecerão as estrias mesmo tendo cuidados com a pele desde os 2 meses de gestação! 
Mas caso as estrias apareçam, é só me ligar!!! Hahahahaha! Pra tudo tem tratamento hoje em dia, dou um jeitinho para vocês e se Deus quiser em mim também!!!

Espero ter contribuido para deixa-las mais lindas e menos preocupadas quando engravidarem!!!

5 comentários:

  1. eu nem sou grávida e tenho zilhões de manchas! Mais um bom motivo pra não engravidar!

    rssss

    ResponderExcluir
  2. Uau, chica! Melhores informações que estas só duas destas ; ). Adorei!

    ResponderExcluir
  3. Adorei essas dicas, sis!
    Será que posso usar o Hidramamy mesmo não estando grávida? Deve "fazer efeito" tb, não?!?!

    ResponderExcluir
  4. O Hidramamy pode ser usado por qualquer pessoa sim, porém, no seu caso por exemplo, não há propensão á estrias, porque você não tem instabilidade hormonal, não faz o efeito sanfona, não tá em estirão de crescimento... então um bom hidratante já dá conta do recado e é mais barato né? Já meninas na adolescencia por exemplo que tem instabilidade hormonal (por conta do começo da menstruação)ou estirão de crescimentos que podem levar as estrias, é super recomendado!!!

    ResponderExcluir
  5. Sanfona tem.... ainda mais nessa loucura de RS! Baita calor... emagrece com salada! Baita frio... engorda como porca pra se esquentar! hehehehe!

    ResponderExcluir