domingo, 4 de abril de 2010

19 semanas!

Este sábado de aleluia completei 19 semanas de gestação! Oficialmente chegamos na metade!!! E nem parece que já se passou tanto tempo assim... uma loucura!

Pra comemorar, amanhã tenho consulta pré-natal com a G.O. e vou ganhar uma guia pra fazer o tão esperado ultrassom morfológico!!! Esse US mede todos os detalhes do bebê: fêmur, ossinhos, tudo tudo tudo!!! Tô louquinha pra fazer, é um dos mais demorados e mais detalhados! Devo agendar pra semana do dia 12/04 já que minha G.O. pediu para eu fazer com 21 semanas. 

Andei lendo coisinhas interessantes sobre desenvolvimento fetal para essa semana e vou copiar aqui:



Seu bebê

Esta semana o seu bebê começa a ganhar volume do que é grosseiramente chamado de "gordura marrom" (tecido adiposo multilocular) que vai manter o bebê aquecido quando ele for despejados de sua confortável casa uterina.
Outros destaques desta semana:
Vernix caseoso, um revestimento branco leitoso,parecido com "requeijão cremoso", formando uma cobertura cremosa que protege a pele da contínua exposição ao líquido amniótico- imagine como iria ficar a sua pele se você passasse nove meses dentro d'água. Sob o vernix, uma camada de pêlo muito suave e fino chamado laguno agora cobre o corpo do bebê. Este lanugo serve para conservar o calor.
Boa notícia: Os rins do seu bebê estão em pleno funcionamento e a produção de urina começará nesta semana. 
Más notícias: Isso significa que haverá muitas fraldas em seu futuro. Mas por enquanto você não precisa se preocupar, pois o xixi passa para o líquido amniótico.
Um ultrasom entre as semanas 18 e 22 é realizado para se fazer a checagem do Segundo Trimestre. Essa é uma verificação do tamanho e peso do bebê, bem como análise detalhada do coração, placenta e cordão umbilical. O bebê está grande o suficiente para permitir uma observação detalhada de seu corpo. Como é um ultrasom "demorado" você pode ter a oportunidade de ver o seu bebê chutando, dando cambalhotas, chupando o dedinho ou se espreguiçando. Se possível, leve o pai para compartilhar desse momento tão bonito. Saiba também que a maioria dos consultórios oferecem a oportunidade de gravar o ultrasom em fita de vídeo, assim, o resto da família também pode ver quem é que está para juntar-se a eles. (Entenderam porque estou ansiosa pra fazer o famoso morfológico???)



Faz bem comer...

Espinafre, vegetais de folhas verdes, fígado, levedo de cerveja, cenoura, gema de ovo, e outras fontes de ácido fólico. Você deve continuar ingerindo Ácido fólico, ou vitamina B9, até o fim da gravidez. A falto desta vitamina pode causar: anemias, anorexia, apatia, distúrbios digestivos, cansaço, dores de cabeça, problemas de crescimento, insônia, dificuldade de memorização, aflição das pernas e fraqueza. (estou tomando vitamina própria para gestante Damater e 2gr de Ômega 3 diariamente - isso me traz uma conseqüência desagradável e nojenta mas vou confessar pois estou pagando meus pecados pelo meu filhote: estou arrotando peixe!!! Camilinha lembra da "Emulsão Scoth" que papai dava pra gente? Pois é... encapsulada 2 x ao dia! Blaght!!!)

Bom... há sinto Leonardo mexer deste 14 semanas mais ou menos. Antes a sensação era de "fibrilação" como se fosse um choquinho de eletroterapia que nós, fisioterapeutas, adoramos colocar em nossos pacientes!! Agora sinto outro tipo de movimento, é um "plóc" seco, como se fosse gases rsrsrs. Mas não é! Porque de gases eu entendo! Rsrsrs! É único, sinto uma vez só e para... depois de uns 10 segundos faz "plóc" de novo e para... e quando começa, é sempre no mesmo lugar, não caminha igual gases. Pela posição de onde eu sinto (baixo ventre) e pelo ultimo US, eu imagino que sejam os pezinhos do Leonardo me chutando! Quando coloco a mão em cima do "plóc" sinto um espamo leve do músculo, como se sentisse mesmo por fora o chutinho. Bruno já colocou a mão em cima, mas Leonardo deve gostar do papai, porque parou de chutar! 
É... daqui pra frente é só mais e mais alegrias!!! Hehehe!
Ah!!! Li no livro que a Bia do Fabião me emprestou que agora começa oficialmente o 5° mês... e que eu devo ter engordado de 3,600 a 6,200 kg... amanhã vou pesar oficialmente na GO pra comparar, mas até o meio dessa semana, eu tinha engordado 3kg certinhos... tô bem na fita!!!
Amanhã além da consulta na G.O. teremos nossa 1° aulinha do curso para gestantes da Maternidade de Campinas!!! Fiquem acompanhando que volto pra contar tudinho!

2 comentários:

  1. Sissssssssss!!!
    Aqui vão minhas considerações, "por partes":

    01. Grava o Leo, faz uma cópia e me manda, pleaseeeeeeeeeeeee! É muito ruim estar longe nessas horas...

    02. Tem que comer fígado... tá escrito aí! Lembrei de qd vc era pirralha emega fresca e o pai botou um pedaço de figado no meio dos seus bifes picados no prato... confesso que dei móóóóita risada com o desfecho!

    03. Peixe é TDB, mas Emulsão de Scoth ninguém merece... até pq aquilo é óleo de fígado de bacalhau (capitou??? F-Í-G-A-D-O).

    04. Conte como foi a consulta.

    05. Conte como foi a aulinha.

    06. Come chocolate, dizem que os babies ficam doidinhos e se mexem a beça!

    Bj Sis.... com muita saudade!!!!

    ResponderExcluir
  2. Mesmo sem estar grávida to ficando craque nesse lance!

    O mundo inteiro resolveu engravidar de uma vez só!!! Nunca vi coisa igual!

    E vc ainda por cima coloca ate o que pode e o que não pode comer por aqui! rssss To boaaaaa

    Sucesso com a 2a metade da gestação! Que Leo cresca fortinho e saudável!

    Beijos!

    ResponderExcluir