sexta-feira, 16 de abril de 2010

Aula 2 do Curso de Gestante

Nessa segunda feira, dia 12/04 tivemos nosso 2º modulo de aulas do curso de Gestante da Maternidade de Campinas. Foram 3 palestras:

1. Tipos de Anestesia:
O médico anestesio se chamava Dr. Fernando e era meio moleque, e eu que já fui aluna do Profs Bruno Borges posso dizer com própriedade: a palestra desse médico foi ao estilinho das aulas do Bruno, bem divertidinha e esclarecedora. Já Bruno disse que não... que ele é muito mais engraçado que o cara rsrsrsrs!
Bem... o Dr. Fernando explicou todos os tipos de anestesia e claro que eu me atentei mais ao parto normal rsrs. Porque na cesária é simples: faz a raquimedular e bora pro Centro Cirurgico...

Já no parto normal, é feito oque eles chamam de "analgesia" e não "anestesia". Eles dão a famosa injeção nas costas também e passam um cateterzinho que fica ali, uma via aberta para ministrar o medicamento pelas costas, já que no trabalho de parto não se tem precisão do tempo que vai levar e da intensidade da dor. Entao, conforme a gestante resmunga, eles aplicam a quantidade necessária rsrsrs. E no caso, a gestante fica sem sensibilidade mas é capaz de mexer musculos e inclusive fazer força para expulsão.  Achei tudo perfeitinho, nunca tive medo de anestesia, já tomei 2 x a geralzona e agora, se Deus quiser conseguirei ir pra parto normal então experimentarei a tal da peridural! Amém!

2. Assistencia Odontológica à Gestante e ao bebê:
Até anotei o nome da odontopediatra que deu a palestra, se chama Mariana Pelegrinetti e me pareceu uma graça de profissional! Nunca se sabe se Léo vai precisar de dentista e quando, então já anotei a referência dela rsrsrs.
Bom... entre tantas coisas novas para mim, ressalto que, hoje em dia, gestante pode ir sim ao dentista!!! Existem anetésicos próprios para gestantes bem como materiais para usar nas restaurações, obturações etc. Claro que o ideal é a mulher ir antes de engravidar, fazer uma bela limpeza nos dentes e então engravidar. Mas, se não for possivel (pensa bem se eu fui? Huahuahua), ninguém mais morre de dor de dente ou ganha um bebê e perde um dente por conta de não se poder fazer nada! Hoje em dia, tem jeito pra tudo!

E de mais importante, além de dicas de amamentação, da importãncia de amamentar, das dicas de cuidados com a boquinha e dentes do bebê vou ressaltar a mais importante já que eu mesma já li várias orientações a respeito e fico com a dessa dentista Mariana: todo mundo orienta que após cada mamada do bebê (desde recém-nascido) a mãe deve higienizar a boquinha do bebê com uma gase umidecida enrolada nos dedos, passar por toda gengivinha do pequeno pra remover o excesso de leite pós-mamada... porém, ela disse que essa orientação caiu por terra... que artigos cientificos desde 2004 até atualmente já demonstram que nada deve ser feito, porque a cárie se dá no dente, e se o bebê não tem dente, não tem carie. Se removermos esse excesso de leite, junto removeremos as imunoglobulinas presentes no leite materno, que são as responsáveis por proteger a boca do bebê de bactérias. Foi comprovado cientificamente que, bebês que tem suas boquinhas higienizadas pós-mamada, são mais sucetíveis é amigdalites, gengivites, sapinhos, etc!!!

Ou seja: um trabalho a menos galera!!! Nada de limpar a boca do bebê após a mamada, deixa ela assim, protegidinha que é melhor!!!
Entre outras coisinhas, como não dar açucar nem achocolatado pra crianças maiores, higienizar os dentes quando eles nascerem, como aliviar sintomas da erupção dos dentinhos, se usar chupetas, quais os bicos mais indicados... essas coisas que já me ecomonizaram 1 consulta de orientação na dentista! Adorei!

3. Saúde da Mulher
Foi com uma fisioterapeuta chamada Grace... fiquei feliz porque a colega de profissão não decepcionou! Foi muito boa a palestra dela!
Todas essas palestras são rápidas, duram 30 minutos apenas... então elas são bem práticas, vão direto ao ponto sem muito "embromation" teórico. A Grace ensinou orientaçõs posturais nas atividades do dia a dia para evitar dores nas costas, nas pernas, etc, passou exercicios de fortalecimento do assoalho pélvico, dicas posturais pra depois que o bebê nascer, mostrou a auto-drenagem, dicas sobre atividades físicas e finalizou com os maridões fazendo massagem deliciosa nas gestantes!!! Todo mundo se massageando no final do curso, uma maravilha!!! Hehehehe!
Muita coisa eu já sabia, mas é super gostoso ver uma colega de profissão dando dicas sobre técnicas e formas que aliviam os sintomas gestacionais e a galera toda adorando e ficando feliz em achar soluções para seus problemas e dores!!! Só dignifica ainda mais uma profissão que eu tanto gosto e me orgulho de ter! Hihihihi!

Segundona tem mais... alias, segundona estarei no [gravidinha modo on] total de novo, porque  além do curso, tem ultrassom morfológico!!!! Ebaaaaaaaaaaa! Léo deve estar enorme, preciso postar fotos nova porque agora sim tô de barriguinha de grávida!!!

3 comentários:

  1. Que interessantes as palestras, Tati! Estou adorando saber mais!

    ResponderExcluir
  2. Úia, então quer dizer que a minha preguiça deu certo? Limpei a boca da Denise só 1x dia, só depois a dentista do posto disse que fiz certo, hohoho.

    ResponderExcluir
  3. Tô adorando isso... qd resolver encarar um filho, já vou estar expert, kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir