sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Banco de Leite

De acordo com o site Portal da Saúde do Governo, Banco de Leite é um centro especializado, obrigatoriamente vinculado a um hospital materno e/ou infantil, responsável pela promoção do aleitamento materno e execução das atividades de coleta, processamento e controle de qualidade de colostro, leite de transição e leite humano maduro, para posterior distribuição, sob prescrição do médico ou de nutricionista.
É um estabelecimento sem fins lucrativos, sendo vedada à compra e venda na aquisição e distribuição dos seus produtos.
A Portaria MS 322/88, contemplou todas as etapas de implantação e funcionamento de bancos de leite humano e tornou o Brasil o primeiro país a possuir tal instrumento.
O Brasil possui a maior e mais complexa Rede de Bancos de Leite Humano do Mundo, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde por meio do Prêmio Sasakawa conferido em 2001. Hoje a rede brasileira possui 186 bancos de leite humano.

Em Campinas, o Banco de Leite funciona no 5° andar da Maternidade, lá na Avenida Orozimbo Maia.

E lá fui eu, com Léo e minha mãe, utilizar os serviços do banco de leite!!!
Liguei antes, falei oque eu queria, e então me agendaram um horário.
Fui lá porque gostaria de aprender a armazenar o meu leite, para caso eu precise sair, poder deixar o Léo aos cuidados da minha mãe ou sogra, sem ter que deixar meu "tetê" junto, afinal ele só toma leite materno em livre demanda e isso nos deixa meio "amarrada" ao nosso filho!

Fui muito bem atendida, as enfermeiras são super atenciosas, lá tem todo um preparo pra entrar (máscara, avental, touquinha no cabelo) e com hora marcada, é uma enfermeira pra cada mãezinha! Só tinha eu, depois chegou uma mãe de gêmeos recém-nascidos, tão picutinhos e os dois mamando ao mesmo tempo na mãe, coisa linda de se ver!

Me ensinaram a fazer a ordenha (neste momento me senti a vaquinha da propaganda de chocolates Milka), a armazenar, congelar, descongelar e dar pro Léo no copinho. Viram o Léo mamando, disseram que ele pega super bem e certinho o peito, que ele mama bem! Tanto que a enfermeira disse que como não é sempre que vou sair e deixar o Léo com alguém, que eu posso dar o meu leite na mamadeira mesmo, porque bebês que pegam bem o peito como ele não perdem o jeito se pegarem no bico da mamadeira.

Mesmo assim a enfermeira ensinou primeiro a minha mãe e depois eu a dar leite no copinho pro Léo... daí... cena a parte... hahahaha! Léozinho deu um show!!! Coisa mais linda ele com o copinho na boca, mastigando com a gengiva banguela a borda do copinho e mamando todo leitinho que ia pra boquinha dele!!! Todo mundo em volta olhando e se divertindo com meu bebê esfomeado! Pior que a gente ria, e ele sorria com os olhinhos já que a boca tava ocupada! Kkkkkkkk! lamentei tanto não ter levado a máquina pra tirar foto e filmar, uma fofura!!!

Não é o Léo, mas é assim:


E deixo aqui então uma dica e um incentivo á todas as grávidas e mãezinhas para que utilizem deste serviço!
Os bancos de leite humano são públicos, tem um pessoal muito preparado trabalhando no incentivo ao aleitamento materno, então se alguém tiver com dificuldade em amamentar seu bebê, com dores, achando que tá fazendo errado, ou se é abençoada e tem leite sobrando aí no tetezão, liguem na Maternidade da sua cidade (em Campinas 3306 6000 e peçam pra falar no Banco de Leite que eles transferem) e peçam informações, orientações, cuidados na preparação do seio pra amamentação nas gravidinhas, agendem seus horários e doem seu leite materno quem tem demais!!!

Linda iniciativa do Governo, Brasil tem tantos defeitos, e nesse ponto, dá orgulho de ser brasileiro! Vamos usufruir do serviço!

2 comentários:

  1. Super bacana a iniciativa, hein? E o copinho, Tati, 'e um copinho comum? Sem nenhum cantinho, nada?

    Adorei o texto!

    Beijo!
    Mi gringa

    ResponderExcluir
  2. Gringa é copinho dosador, parecido com aqueles de colher urina já viu? De plástico, pequeno, com as dosagens marcadas. Eu comprei um kit com 3 copinhos com tampa, parecidos com o da maternidade, cada um é de 70ml. Mas pode dar em qualquer copinho comum, só a borda do copo que não pode ser grossa se não fica ruim da boquinha pequena dos bebes abocanharem!

    ResponderExcluir