segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Gravidez x Salto Alto

Pegando um gancho numa discussão que vi por aí (rsrsrs) resolvi postar aqui no blog o porque não é recomendado o uso de salto alto em gestantes.






Eu vejo dois motivos:
1° e pra mim, o mais importante, é porque toda gestante libera um hormônio chamado relaxina. Ele produz um amolecimento das articulações pélvicas e das suas cápsulas articulares, o que dá a flexibilidade necessária para o parto pois provoca o remodelamento do tecido conjuntivo, o que diminui a união dos ossos da pelve e alarga o canal de passagem do feto. Tem ação importante no útero, por distendê-lo a medida que o bebê cresce.
Só que este hormônio não é seletivo, ou seja, ela atua em todas as articulações e cápsulas articulares, e causa oque chamamos na fisioterapia de "instabilidade articular". Então tá... imagine o tornozelo de uma gestante cheia de relaxina nas veias, amolecendo as articulações... agora imagine este tornozelo em cima de um salto alto... imaginou?? As chances de fazer uma torção, são enormes!






2° motivo, é referente aos efeitos fisiológicos do uso do salto alto. Numa mulher comum, não grávida, o corpo é obrigado a se deslocar um pouco para frente deslocando o centro de gravidade para uma área mais anterior (para frente) do corpo, exigindo que o mesmo compense este desequilíbrio. Como é deselegante andar de salto com os pés mais afastados, a mulher hiperestende os joelhos sobrecarregando a articulação femoropatelar (articulação da patela com o fêmur) e aumenta a lordose lombar ( a curvinha da coluna), o que conhecemos como hiperlordose podendo ter como consequência outros problemas, como lombalgia (dor nas costas) hérnia de disco e até o escorregamento de vértebras, conhecido como listese.
Ok... agora vamos tentar buscar na memória um pouco da física do colegial: se um salto alto já faz esse deslocamento do centro de gravidade no corpo de uma mulher, imagine onde é que vai parar o centro de gravidade numa mulher de salto alto e com barriga de grávida??? É muita informação pra um corpo só, não é??? Com a gravidez a barriga aumenta pra frente, o centro de gravidade é jogado mais pra frente e pra compensar o tronco é inclinado para trás, mas daí vem o salto alto e joga o centro de gravidade ainda mais pra frente, e o coitado do tronco?? vai se jogar ainda mais pra trás?? Agora junte aí o hormônio relaxina, que deixa tudo mole e instável??? Pronto!!! Convenci as gestantes a não usarem salto? Melhor lançar a campanha: "Havaianas, toda grávida usa!" Que tal???
Seria bom, se grávida não inchasse né? Rsrsrsrs! Mas nos ultimos meses se usarmos muita Havaianas, capaz de ficarmos pra sempre com as tiras cravadas no dorso do pé! Rsrsrsrs!

Ouviu dona Gringa???
Salto alto dá listese, lombalgia, hérnia de discooooooooooooo! Joga tudo no mar do Caribe e aproveite pra usar rasteirinhas!

3 comentários:

  1. Ouviiiiii tudinho! Gracias, Tatibitati! Xa comigo!
    Adorei!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Tati...adorei o topico e as informacoes detalhadas...
    Agora ri mto com vc pedindo pra Mi jogar td no mar do caribe, ela ainda eh chic ne....nos iriamos jogar no Picarrao hahhahaha
    Bjs, July

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Adoro um salto!
    Tento compensar no salto minha pouca altura! hehehe
    Mas quando ficar grávida já anotei a dica!

    ResponderExcluir