quinta-feira, 28 de outubro de 2010

DNPM - RN

Vamos começar a falar sobre o desenvolvimento do começo, desde quando o bebê nasce.

Os recém-nascidos apresentam o que chamamos de "padrão flexor", que é esse jeito todo encolhido, flexionado, curvadinho. Isso é normal, eles ficaram no útero apertados, e são igual bolo, quando "desenformados", saem no formato certinho e custam um pouco a perder e sse jeito, só com o passar do 1° mês é que vão mudando.



Aí estão: sempre com pernas e bracinhos encolhidos.

Oque a gente pode fazer pra ajudar no desenvolvimento dos bebês recém-nascidos?
O melhor a se fazer neste começo de vida são duas coisas: dar muito leite materno, mesmo que difícil, insista no aleitamento materno exclusivo em livre demanda, porque aí já vem imbutido junto no pacote uma boa dose de amor e de formação do vínculo mamãe x bebê! E a outra coisa se resume em muitas palavras que no fim são sinônimos: contenha, proteja, aninhe, dê respaldo ao seu bebê. 

Eles passam 9 meses dentro da barriga da mãe e quando saem pro nascimento, encontram um mundão aberto, sem limites... e lá na barriga era tão apertadinho quente e gostoso... isso assusta e desorganiza os bebês. Reparem em bebês soltos no berço: eles parecem assustados e agitados, pra onde eles se mexem não há limite, não tem parede, nada mais contem eles, estão soltos e ficam desamparados. 

Daí entra uma teoria bem legal, a Extero-Gestação.

"Extero-Gestação" é o nome dado pra uma teoria, que também é chamada de o 4° Trimestre. Especialistas dizem que do nascimento do babê até o seu 3° mês de vida, os bebês não compreendem muito bem que nasceram, se separaram de suas mães, ele ainda se vê num ser único "mãe-bebê" e é por isso que esses 3 primeiros meses são tão dificeis, eles são de muita dependência, o bebê ainda precisa muitíssimo de suas mãezinhas.

É uma pouco complicado falar de extero-gestação, é longo pra tratar aqui no blog, então vou deixar um texto  aqui organizado pela Flávia Mandic. O site é do "Grupo Soluções Para Noites Sem Choro", que também tem uma comunidade no Orkut muito boa, onde se discute a técnica proposta pelo Dr. Harvey Karp, autor do livro com esse mesmo nome.

Resumindo então: dê muito tetê pro seu bebê e contenha-o, aperte-o, pode dar colo, fazer charuto oque for!

Sei também que é muito dificil deixar os bebês Recém-nascidos dormirem em seus berços pelo que eu já citei deles se sentirem "perdidos no espaço" e chorarem, e pela comodidade de estarem mais perto da mamãe pra mamar, acabam dormindo no carrinho dentro do quarto do casal.. 

Eu tentei, mas não consegui embrulhar o Léo no charutinho como sugere a teoria da extero-gestação:


Mas achei outras maneiras de aninhar meu bebê no berço, pra ele se sentir seguro e não chorar, conseguir dar uma dormidinha (tudo bem que nesta fase são só 2hs de soninho e logo eles acordam pra mamar rsrs)

A solução foi "calçar" meu filho!!! Posicionava ele do jeito que eu queria (de lado) e ao redor eu colocava rolos, almofadas, tudo oque tinha pra que ele se sentisse "escorado", protegido, seguro, quentinho, como dentro da barriga da mamãe.



Assim, escorado por todos os lados, o bebê se sente mais seguro e dorme bem melhor. Na foto debaixo tem uma almofada anti-refluxo elevando um pouco a cabeça, e os rolos que seguram o bebê, não deixam ele rolar. Na foto de cima coloquei uma "naninha" na frente do Léo pra ele não rolar. E as mãos e perninhas ficam livres, do jeito que Léo gosta. Não consegui "encharutar" o Léo porque ele chorava muito quando prendiamos os braços dele dentro do cueiro. Temos que respeitar nossos bebes também, eles tem vontades desde cedo!

Em resumo é isso: do nascimento até o primeiro mês, quando ele é Recem-nascido, o pouco que vc faz é muito: amamentar no peito e proteger, aninhar o seu bebê! Isso faz com que ele seja um bebê organizado como a gente chama em neurodesenvolvimento, e já vai estimulando ele pra novas aquisições do próximo mês, porque você deixou-o em posições simétricas, e sempre em direção ao centro do corpo, na linha média como a gente chama, e não solto pelo berço todo desalinhado, assimátrico de braços abertos, desorganizado e perdido no espaço!


6 comentários:

  1. Mandando bem, hein Dona Tati?
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Arrasou Tati, adorei!
    Mas confesso q me da uma aflicao ver o baby td enroladinho daquele jeito hehehe
    Continue..continue...ehehe

    ResponderExcluir
  3. Tatii..
    Quee super dicas suas não?!
    Adoreii..queria ter lido tudo isso antesss..rs
    Beijocas no seu coração
    Jackie e Lorenzo

    ResponderExcluir
  4. Just perfect! Adorei, Tatibitati!
    E o charutinho, se o bebe permitir, 'e so no primeiro mes, sim?
    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. É mais no primeiro mês que eles se sentem assim, desprotegidos... depois vão se desenvolvendo e vc vai notar que não há mais a necessidade de embrulha-los! Principalmente perto dos 2 meses, eles descobrem as mãozinhas e não é mais legal ficar embrulhando, é melhor deixar os braços livres pra se desenvolver!

    ResponderExcluir
  6. Ahm... Tati, o dr. Karp é autor do O Bebê Mais Feliz do Pedaço. O Soluções é de outra autora. :)

    E a Denise não gostou muito de ser embrulhada, chorava que era um horror, só ficou quieta 1x. Cada um com suas manias, né? Bjs

    ResponderExcluir