domingo, 12 de junho de 2011

Andador: a polêmica!

Esse com certeza é o "apetrecho" infantil mais polêmico de todos! O andador!!!

Buscando pela internet vão ver um monte de opiniões contra ou a favor desse recurso, e eu já deixo claro categoricamente: sou radicalmente contra o seu uso!!!

O andador que me refiro é o andador tradicional, também conhecido como andador de disco:


O assunto voltou a ser largamento discutido quando, em 2007, o Canadá proibiu o uso e comercialização dos andadores. E eu acho que no Brasil, deveriamos seguir o mesmo exemplo!!

A Associação Brasileira de Pediatria tem um texto super bom no site deles, que mostra em números científicos os problemas que o andador pode causar. Para ler o texto é só clicar AQUI.

Aqui no blog eu vou me conter as minhas opiniões, aos "porques" que eu não gosto do andador. É simples, são 2 motivos:

- Toda criança se desenvolve de acordo com oque nós, profissionais formados no método Bobath, chamamos de neuro-desenvolvimento. Tudo tem sua ordem dentro do desenvolvimento, uma etapa depende da anterior. E não existe no neurodesenvolvimento a etapa: andar de andador! 
A sequencia do neurodesenvolvimento nesta fase, resumidamente é engatinhar - passar para de pé - andar com apoio. 
Quando usamos o andador, estamos interferindo no neurodesenvolvimento, mas de que forma? Ou tirando o tempo que o bebê deveria estar no chão pra engatinhar, ou querendo que eles andem quando ainda não é hora disso, acelerando o desenvolvimento quando os bebês ainda nem se desenvolveram fisicamente para isso (ficar de pé e andar). 
Resumindo e ilustrando: colocar um bebê no andador é o mesmo que dar uma caneta Bic pra uma criança de 2 anos e querer que ela aprenda a escrever seu nome!

- O outro motivo que me faz abominar os andadores é que quase NUNCA eles estão ajustados para um bebê! Ou a criança senta no saquinho e anda sentada, com os joelhos flexionados, ou ela não alcança ainda os pés no chão, e anda na ponta dos pés. 
E ninguém anda desse jeito normalmente, então porque deixar um bebê aprender a andar errado? Essa menininha fofa da foto, pode até ficar corretamente no andador por 15 dias. Mas é só crescer 1cm que o andador não vai mais servir para ela!!!

Fiz uma pesquisa no Youtube, tem váááários videos de bebês em andadores, um video pior que o outro! Não vou colocar nenhum deles aqui, pois eu não gostaria de ver nenhum vídeo do meu filho publicado em outro blog, mesmo que a gente saiba que "caiu na rede é do povo", não farei isso com o filho dos outros!
E o que mais me espantou não é a criança andando no andador, e sim pais rindo achando graça quando a criança quase caiu ou "perdeu o freio", pais empurrando o andador de volta pra criança se aproximar de novo, crianças andando de lado, pisando no chão com o pé completamente torto... depois vira um adolescente "curupira" e a culpa é dos pais!

Bom... fico revoltada mesmo... se alguém aqui botar o filho num andador, por favor, não me mostre nunca, nem por foto nem ao vivo porque vou ficar revoltada rsrsrs!

Mas então, como estimular o bebê a andar?
- Primeiramente, deixe-o engatinhar e muito! Não tenha pressa, não acelere o desenvolvimento do seu filho (desde que não esteja atrasado), deixe-o se desenvolver sozinho, cada criança precisa mais de uma fase do que a outra. Compare seu filho única e exclusivamente com ele mesmo, nunca com amiguinhos, primos e nem com irmãos. Cada criança é única, e é sábia! Elas sabem do que elas precisam.
- E para isso, dê muito chão e espaço! O maior estimulo que seu filho pode ter é o chão! Não gaste com brinquedos caríssimos, dê espaço pro seu filho, roupas pra surrar e chão! Varra e passe pano todos os dias na casa e assim que o bebê mamar, fizer uns 20 minutinhos de digestão, coloque no chão e fique junto com ele. Pode forrar com edredon, tapetes de EVA (já escrevi sobre um bacana que comprei pro Léo AQUI ) qualquer coisa pra proteger do chão gelado. Dê alguns brinquedinhos pra chamar a atenção e bom divertimento!

Vou fazer um post sobre asquisição da marcha, as fases, se eu juntar tudo aqui, vai ficar imenso!
Agora, se quiser mesmo um andador pro seu filho, dê de aniversário de 1 aninho um desses andadores de empurrar!
Tem vários modelos da Fisher Price, tem do leão, o Dino (essa primeira foto, o dino fecha as perninhas e vira velotrol!). o Hipopotamo que papa peackblocks, e tem um de leãozinho (ultima foto) que o Léo ganhou emprestado da sua amiguinha Juju:


Tem modelos de outras marcas também, são mais barato, tem só função de andador (e não velotrol) mas cumprem super bem a função de estimular a andar:



Esses andadores são um pouco caros, no caso do Léo, a minha amiga Mariana emprestou o da filha dela, Juju, pro Léo curtir um pouquinho. Léo agora com 10 meses, consegue engatinhar até uma superficie mais alta, se apoiar e passear pra em pé. Dá alguns passinhos para os lados, pra alcançar alguns brinquedos, solta as mãos pra brincar, bater palminha, e assim está amadurecendo dentro do neurodesenvolvimento para um dia andar. Ainda leva um bom tempo! No andador, ele só brincou assim, sentado, igual velotrol. Mas é só destravar o acento, levantar a alça que o leão vira andador. Mas por hora é cedo, Léo ainda não experimentou o leão como andador, apenas como velotrol. 

Na falta de um andador desses, várias coisas podem ajudar: deixar o bebê empurrar uma cadeira, o seu próprio carrinho. Achei uma foto bem legal de uma fisioterapeuta estimulando um bebê a andar empurrando uma cadeira:


Quando vocês, mamães ou titias chegarem nesta fase, comprem um banco de rodinhas!!! Quebra um galhão e as costas agradecem hahaha!
Único cuidado importante que devemos ter nessa fase, é não deixar a criança "desembestar" empurrando cadeira ou andador! Eles não tem muito freio nessa fase, podem cair de frente se o apoio correr demais. Portanto é preciso ficar de olho. Um jeito fácil de frear é ir na frente limitando o deslizar das rodinhas com nossos pés, ou passar uma fita antiderrapante nos rodízios, pra dar um pouco de atrito e evitar que role fácil demais!

Agora um pedido de coração: se você leu meu texto, gostou, achou interessante e concordou faça um bem ao futuro de todas as crianças: ao ver uma amiga, irmã, prima, pensando em comprar um andador de disco pro bebê, converse, explique, divulgue a informação!!! 
Se não gostou, achou que não tem nada a ver e que eu estou doida, delete, ou comente aqui, vamos discurtir o assunto! Só não me xingue porque eu não vou aprovar seu comentário hahaha!

Beijos da mamãe Tati e "uuuuáááá" ( é o beijo) do menino Léo!

5 comentários:

  1. Tati..
    O Lorenzo anda super danado..só quer "andar". Minha sogra fica pra lá e para cá com ele..segurando nos bracinhos e chão..muiiito chão. O pai queria comprar um e eu dei o texto que vc citou para ele ler. Mudou de idéia..rsrsrs
    Adorei o texto e pode deixar que eu vou divulgar =).
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Tatiiiiii, tbm sou totalmente contra, essa fase "quase andando" é cansativa mesmo pras mamães mas pra mim colocar um bebê em andador é coisa de mãe preguiçosa, sem pique.É muito mais fácil do que ficar correndo atrás né? Essa fase passa tão rápido, acho que temos que curtir nosso bebê, deixá-lo no chão, porque além de ficarmos mais próximos deles, ainda dá pra perder uns quilinhos kkkkkkkkk
    Bjosss, vou postar como anônimo, não estou conseguindo com minha conta no google

    Bia

    ResponderExcluir
  3. Tati, tenho um bebê de quase sete meses, e minhas cunhadas vivem me dizendo que o filho de não sei quem já está quase andando com a ajuda do andador, então resolvi procurar alguma informação e encontrei seu texto que achei muuuuuuuuuuuuuuuito interessante. Só reforçou o que eu imaginava. Sempre tive minhas dúvidas com relação ao andador, agora com su ajuda ficou muito claro.


    Obrigado!
    Paula-BH-MG

    ResponderExcluir
  4. Fico feliz que gostou do post Paula, eu aposto que esse bebê de 7 anos não tá quase andando não, tá se arrastando pelo andador!!!
    Bjus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tati meu netinho nao teve andador pois na familia todas as tias primas foram contra enfermeiras professores de educaçao fisica todos foram contra e ele andou sozinho com 9 meses.Minha amiga e vizinha hj me deu um choque cheguei la e o netinho dela estava no andador imprimir seu texto e dei de presente para ela.Quem ama cuida.

      Excluir