quarta-feira, 4 de agosto de 2010

1° consulta pediátrica

Ontem, dia 02/08, Leonardo foi na sua primeira consulta pediatrica oficial.
Normalmente não é assim tão rápido, mas como ele nasceu "pré-terminho", com baixo peso e como fez controle de glicemia na Maternidade, o pediatra que deu a alta hospitalar pediu pra passar ele num pediatra no máximo em 2 dias após a alta.

Olha que fofura o pequeno Léo no bebê conforto pronto pra andar de carro dentro das novas normas de segurança:

 Parece um PlayMobilzinho encaixadinho rsrsrs

 Agendamos consulta com um pediatra que também dá plantão na Maternidade. A minha obstetra quem indicou, um senhorzinho já velho, mas super didático, acho que ele já deve ter sido professor de tão paciente e esclarecedor durante a consulta.

Bom...primeiramente um parenteses, não pra me gabar, mas virei ativista do parto normal e sempre que puder, vou deixar aqui um registro de incentivo ao parto normal!!!

O consultório deste pediatra é num sobradinho antigo no Cambuí. A secretária chama e pede pra gente subir uma escadinha e o senhorzinho pediatra está lá no topo esperando na porta do consultório. Bruno subiu na frente com o Léo no bebê conforto, eu fui logo subindo atras.

Chegando no consultório, o velhinho cumprimenta o Bruno e depois á mim:
Pediatra diz: - "Você é a tia da criança?"
Tati (pensando:que velho burro!) diz: - "Não!! Eu sou a MÃE dele!!!"
Pediatra olhando o bebê, depois olhando a ficha confuso diz: -  " Mas então esse bebê não tem 5 dias de vida?"
Tati (pensando:nossa vou embora desse velho caduco!): "Tem sim, nasceu no dia 29/08, então dá 05 dias de vida!"
Pediatra surpreso diz: "Nossa!! Então parabéns porque você está ótima! A maioria das mães quem vem aqui pra primeira consulta sobem essas escadas rastejando,todas corcundas morrendo de dores na barriga!!!"
Tati toda feliz diz: -"Aaaaah Doutor!!!! É que eu fiz parto normal!!!"
Pediatra mais surpreso ainda diz: "Nossa que maravilha!! Não se vê isso mais hoje em dia: uma gestante que queira e um obstetra que tope fazer parto normal, está de parabéns, quem é sua médica?"

Daí eu falei da Dra Patricia e ele mandou parabéns pra nós duas!!! Bruno só deu aquela risadinha orgulhoso de mim e disse depois "Aposto que vai contar no blog"!!! E pra não perder a aposta... "ProntoContei!"

Então tá...vamos ao Léo!!!
A consulta foi bem light, não tinhamos muitas dúvidas porque em 3 dias que Léo está em casa nada demais, graças a Deus, aconteceu!
Estavamos apenas ansiosos como peso dele, tinhamos algumas dúvidas sobre as mamadas e a insegurança dele ficar hipoglicêmico.

Em relação ao peso do Leonardo:
Ele nasceu com 2.710kg.
É normal o bebê perder 10% do seu peso nos 10 primeiros dias de vida por conta de edemas etc. Ou seja, Léo poderia perder 270 gramas desde que nasceu até o 10°dia de vida.
Porém, ele saiu da Maternidade no sábado (31/07) pesando 2.540 kg,ou seja, teve uma perda de 130 gramas apenas!
E ontem ele pesou no pediatra, tá com 2.630 gramas. Ou seja: não perdeu nem 10% do peso que nasceu e já tá ganhando em menos de 10 dias!!!
Um viva ao leite materno!!!

Sobre a hipoglicemia:
O pediatra explicou todos os sinais e sintomas que devemos observar para concluir em casa se a criança está com hipoglicemia:
- bebê que dorme demais, só que todos os recém-nascidos dormem cerca de 20hs por dia, mas ele explicou que é um dormir profundo, mole, desfalecido. Dormir bastante mas resmungar quando vão mexer, fazer caretas dormindo porque alguém mexeu etc é normal. Léo dorme assim, um "sono ativo".
- extremidades frias (mão epé)
-boquinha roa
- tremer e suar frio.
Léo não apresenta nada disso, e como eu contei a rotina dele de mamadas, o pediatra disse que podemos ficar tranquilos que Léo mamando bem não entrará mais em  hipoglicemia.

Sobre as mamadas:
Estamos dando apenas leite materno e em livre demanda. Ou seja, sem horários corretos, Léo mama quanto quer e quando quer.
Né fácil não viu???
Tem que estar disponível, ter paciência, ontem quase me "empedrei" toda, tem que vencer o sono da madrugada, mas são fases que a gente tem que passar pra chegar lá! E nós estamos progredindo bem!
Léo quando tá com fome tem um choro resmungado e chupa nervoso as mãozinhas. Daí quando pegamos no colo,e  le faz um pescoção virando a cabecinha procurando um peito (parece uma tartaruguinha) e abocanha oque tiver na frente (braço do pai, roupa da gente) até que acha o peito. Mama cerca de 20 a 30minutos. Depois solta, fazemos ele arrotar (geralmente é o Bruno), as vezes trocamos a fralda, damos um intervalinho de 10/20 minutos e coloco ele no outro peito. Mais uns 15/20 minutos e ele solta satisfeito!
Se fizerem as contas, verão que uma mamada do Léo dura ao todo cerca de 1hs... imagina que delícia quando ele chora as 2hs da manhã?? Já acordo sabendo que até as 3hs eu vou ficar lutando contra o sono pra manter meus olhos abertos!!  !
Mas juro que tudo vale a pena, principalmente quando Léo vai pra balança e constatamos que ele tá bem nutrido, sem cólicas ou regurgitos (por enquanto, dizem que depois de 15 dias de vida é que o bicho pega!!)

Perguntamos sobre a vacina BCG, ela normalmente é dada logo de cara,junto com a 1°dose da hepatite B. Porém o pediatra disse pra aguardar e dar a BCG quando for levar o Léo tomar a 2° dose da hepatite B, porque ele é muito pequeno, não tem ninguém na família tratando de tuberculose pra que ele corra o risco de ficar sem vacina, e daí a BCG vai ser dada exatamente na mesma época que Léo deveria tomar SE tivesse nascido no tempo certo!

No mais, ele avaliou o xixi e coco do Léo, tudo lindo!
Viu o coto do umbiguinho, mostrou como limpar corretamente (na Maternidade ensinam com cotonete, ele disse pra usar chumacinho de algodão e limpar sem dó!) , liberou o lencinho umidecido (dizem que tem alcool e só deve usar após 6meses de vida, antes disso limpamos bumbum com algodão e água morna,  mas o pediatra disse que é exagero, hoje em dia eles vem sem alcool e com aloe vera - Huggies é assim -  então pode usar!).
Perguntamos se há algum cuidado com o pipi  (antigamente diziam que tem que mexer pra não dar fimose) e ele disse que não,limpa normal,com 1 ano,se tiver fimose, existe uma pomadinha pra tratar.
E sobre umas petéqueas que aparecem no rostinho do Léo, tipo mini-espinha, ele disse que é normal, é de pele sensivel, logo passa.
Saímos de lá com tabela de vacinação e "aulinha" explicativa, graças a Deus hoje em dia quase tudo tem de graça nos postos de saúde!
Retornaremos em 1 semana, ou seja,terça que vem!
Obrigada meu Deus por ter me dado um bebezinho tão saudável!

10 comentários:

  1. Oi Tati, acompanho o seu blog desde de qd vc começou a escrever! Aiii ele é tudo de bom rs.
    Agora q tô gravida ele vai me ajudar muito.
    Parabéns pelo lindo Leo que vcs tiveram. Q ele traga muita alegria na vida de vcs
    Bjs Kati

    ResponderExcluir
  2. Ai ai...
    Só orgulho esse meneno Leo dá prá Tia dele, viu? hehehe

    Que coisinha mais pitica no bebe conforto, gente!!! rs Delicinha!!!

    Tatenha
    Eu que nunca pari já sou uma ativista do PN rsrsrs
    Meu exemplo é minha cunhas... Caracas... ela nasceu prá parir... rs
    Teve um na banheira numa clínica de parto humanizado e o outro em casa sentada num banquinho... rs É mole? hehehe

    Vc está bem e não é a toa... Por isso chama Natural, né? rs

    Fico muito feliz em saber que Leozinho está bem, mamando = um bezerrinho e se fortalecendo... Tb, com uma mãe com as peitolas carregadas kkkkkkkk não podia ser diferente!!!

    Tô adorando isso tudo amiga!!!

    Bjokas e muita saudade!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa! fiquei tão feliz do Léo esta gordinho! Q benção! Bb pré terminho as x tem dificuldade de mamar, mas q bom q ele mama certinho!! Q fofo!!

    ResponderExcluir
  4. Tatii..
    Que pequeno leãozinho hein?!
    Forte como eu Leão mesmo! rs
    Cada post seu eu fico feliz por saber que mesmo sem o manual de instruções dos bebês, nós nascemos com isso né? Aprendemos a cada dia mais e mais...
    Fico muito feliz por vocês e mais anciosa para que meu Lorenzo venha logo!
    Beijão para vocês!

    ResponderExcluir
  5. Tati
    Que beleza hein..Gracas a Deus Leo esta indo mtooo bem....Leonino maravilhoso.

    E parabens pra vc tb claro, nao deve ser facil acordar de madrugada...e la vai tempo...nao deve ser taooo facil assim o PN, tem suas dores...e vc esta ai, firme forte.

    E papai Bruno so ajudando, q orgulho.

    Parabens a familia linda ;)

    Bjs, July

    ResponderExcluir
  6. Mái é mesmo um tchutchuquinho, não?!?!

    O bb conforto parecia que ia engolir meu sobrinho, kkkkk !!!

    Preciso de fotos dele, my dear... já que não posso te infernizar pessoalmente, pelo menos vejo a evolução dele em fotos!

    BNB, se cuidaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  7. ps: Leo tá com cabelo de moicano e bochecha do Fofão, kkkkkkkkk, que coisiquinha mái linda!

    ResponderExcluir
  8. Então... esse cabelo aí foi o pai dele que penteou, fez um moicano... pra fazer graça é claro... mas quem disse que saiu depois??? Foi pro pediatra assim, e o pai da criança achando lindo!!! Bruno tem 9 rodamoinhos na cabeça, Léo nasceu com 1 bem no meio da testa!!! Vai ter uma juba esse leão!

    ResponderExcluir
  9. Tati...to aqui no trabalho e entre uma tela do meu sistema e seu blog to encantada com a historia do nascimento do léo e da 1° consulta dele.....ai qt informação...vc ja ta craque no assunto....meus parabéns por esta dádica que ser mãe ...que seu filhote traga muitas e muitas alegrias pra vcs....sempre que puder venho dar uma espiada no seu blog ok.

    beijos

    ResponderExcluir
  10. Avisa meu cunhas que eu a-m-e-i o cabelo de moicano!!!

    ResponderExcluir