segunda-feira, 2 de agosto de 2010

O Léo chegou by Tati Borges - Parte 2

Muito bem... nesta semana que entrei em trabalho de parto, encasquetei com algumas coisas... Li relatos na comunidade do Orkut  "G.O Baseada em Evidencias" (super recomendo!!) de uma menina que teria feito parto normal e que lhe fizeram uma episiotomia do tamanho de um bonde, que teve complicações na cicatrização e tudo mais... daí me deu medo... entre uma cicatriz na barriga e outra no períneo, eu fico com a da barriga!!!

Mas daí minha médica chegou, em poucos minutos conversamos, disse que não queria mais PN por conta da episio, que queria cesárea. Ela então me falou que existem casos e casos, que ela não faz episiotomia de rotina, só se muito necessário... eu ainda assim relutei, tava sentindo muitas dores e não queria esperar mais nada. Queria cesárea já e ponto final!

Ela então disse que tudo bem, mas que era uma pena muito grande porque eu estava evoluindo muito bem...
Ligou para a Dra Alessandra Quintino (G.O.) em plena madrugada para vir auxiliar na cesárea, preparou o centro cirurgico e lá fomos nós. 
Pra que remédio agora??? Estavamos quase lá né??? 
Descemos pro Centro Cirurgico só com penicilina na veia, aintibiótico de profilaxia pra Strptoccocus, bactéria que faz parte da nossa flora, mas que pode causar graves infecções no bebê. Botaram a penicilina pra gotejar em menos de 30 minutos, pois já não tínhamos tempo de mais nada, eu continuava progredindo super rápido no trabalho de parto só que agora eu queria cesárea!

Chegamos no Centro Cirurgico, vi então a Dra Alessandra Quintino, dei um oi, chegou o Dr. Mauricio Serafim (que sorte Léo querer nascer bem no dia do plantão dele!!) melhor anestésio da Maternidade e um figuraça!!! Chegou causando no Centro Cirurgico, dizendo que ele era o médico mais amado pelas mulheres em trabalho de parto, só porque ele sabe a mágica de tirar nossas dores!!! Daí, fui passar pra maca do centro cirúrgico, Dra Patrícia deu aquela olhada e disse: "Olha isso!!!! Completamente dilatada, tô vendo a cabeça do Leonardo coroada, pronto pra nascer e você quer cesárea??? Vamos fazer parto normal??" E daí veio a sessão palavrão Dercy Gonçalves que Bruno citou, respondi em alto e bom som: "Nem fodendoooo!!!" Rsrsrsrs!

Dr. Mauricio muito calmamente precisava saber se fazia uma anestesia raquimedular (cesárea) ou uma peridural (parto normal) e Léo querendo nascer e eu com frescuras... daí ele disse: "Vamos fazer assim??? Vou te dar um remedinho na veia pra tirar sua dor, daí você vai pensar oque vamos fazer, mas pensa rápido tá?"
Beleza... acho que tomei uma caipirinha de lichia com saquê igualzinha do 68 mais na veia...puta delícia... tudo passou... fiquei mais grogue do que tava e disse: "Nossa!!!! Quero um Mac Flury Alpino!!!" Rsrsrsrs!

Daí Dra Patricia e Dra Alessandra me convenceram de que agora, com Léo coroado pronto pra nascer por vias naturais, seria muito pior fazer cesárea pois elas teriam que tracioná-lo lá debaixo pra sair pela barriga, e que isso poderia causar trauma na bexiga e outras tantas de coisas... então tá, me convenceram, vambora fazer parto normal!

Sentei na maca, dei aquela famosa curvadinha na coluna pra tomar a agulhada da anestesia. Não dói nada, não doeu depois, nadinha, só dá pra sentir uma picadinha com uma leve formigada do líquido entrando na coluna e a sensação de moleza nas pernas, é imediata!!! Tanto que eu, já chapadinha pela caipirinha na veia, após a anestesia peridural me lembrei da piada do pintinho e disse: "Não tô tintindo nada!!! Não tô tintindo as perninhas..." e Dr. Mauricio rindo complementou a piada! Rsrsrs!

Bora trabalhar então???
Super esquisito... eu, muito doida adorei a sensação. Sabe quando vamos ao dentista e tomamos anestesia pra tratar os dentes e passamos o resto do dia com a bochecha formigando? É igualzinho com as pernas!! Ficava rodando meus pés, tava achando um barato conseguir mexer os músculos mas sem sensibilidade nenhuma! Rsrsrs!

Tanto que a partir da anestesia a gente não sente mais as contrações. Então cabe aos médicos dirigir nossa força de expulsão. Então eu ficava ali de boa sósendo avisada: "Vem vindo uma contração, respira fundo, toma folêgo e quando eu avisar você prende o ar e faz uma força bem comprida igual abdominal de academia!" E lá fomos nós!!! Umtal de força! força! força! Aeeee!!! Léo tá vindo, vamos fazer mais uma vez na próxima contração!!!
E assim foi por umas 4 vezes eu acho, até que plóft! Todo mundo alvoroçado, nasceu, que lindo!! Mas eu ouvi no meio das palavras um "cuidado com a circular" e claro que no que eles chamaram o Bruno pra ver, eu fiz mais um abdominalzinho de academia pra olhar por entre as pernas também e ver meu meninão, vi as médicas tirando o colar de cordão umbilical que tava envolta do pescocinho dele, mas frouxinho, sem problemas, só ansiosa pelo som mais lindo e esperado do universo: "Cunhééééé"!!!! 

Aiai... tem som mais lindo que esse??? O chorinho do meu bebê pela primeira vez?? Muito melhor que todos "eu te amo" que já ouvi (desculpa papai! Rsrsrs), "Parabéns você foi aprovada", "a vaga é tua", tudo tudo de bom que já ouvi não chega aos pés do choro forte e bravo do meu leãozinho prematuro!!! E nesta hora, desatei a chorar horrores!!!

A padiatra pegou meu bebê, levou pra mesa de procedimentos (pesar, limpar etc) e meu pescoço se contorcendo pra olhar tudinho, ver se os bracinhos e perninhas estavam bem ativos, a cor dele...isso que é foda, saber avaliar um Apgar deixa a gente bem tensa ainda que parindo!!! Mas meu marido é o máximo e da mesma profissão que a minha, então eu pedia: "Bruno o Apgar, vai ver o Apgar!!!" Hehehehe! 

Depois, enfim... o momento mais esperado dos 8 meses de gestação (na verdade quase todo mundo sonha com esse dia, mas quando a gente engravida o sonhado momento fica mais concreto): Léo pela primeira vez no meu colo!!! E é tudo verdade igual cena de novela: ele parou de chorar assim que ouviu minha voz dizendo o nome dele, eu fiquei passando o dedinho nele todo pra ver se era de verdade, contei se tinha 5 dedinhos em cada mão, olhei aqueles olhos inchadinhos idênticos aos que via nos ultrassons, era a carinha de grão de bico xexelenta mais linda que eu já vi na minha vida... tava ali então, meu parceirinho... ele que nunca me fez enjoar nesses 8 meses de espera, ele que me fez ter desejo de ambrosia e de macarrão com brócolis, ele que me acordava toda noite as 4 e tantas com seus chutes nas minhas costelas direitas... ele... meu filho!!! Meu Leonardo... aquele pra quem eu guardei o amor que nunca soube dar!!!! 

Não sei quantos minutos durou, mas parecia uma eternidade... achava que era rapidinho, logo levariam ele dali mas até que não, parece que durou bastante tempo, tempo suficiente pra um filme de no mínimo 8 meses passar na minha cabeça enquanto eu olhava pra ele!!!

Mas daí levaram meu meninão!!! Fiquei tranquila porque vi que ele tava bem e que logo ficaríamos juntos de novo! E agora pra sempre!!! Léo é nosso, 50% meu!!! Hehehehe!

Pensa que acabou???
Depois que o bebê nasce, vem a fase da expulsão da placenta, ela sai cerca de 10 minutos depois que o bebê nasce, mas fiquem tranquilas que agora é light, não precisamos mais de força, de nada, ela sai sozinha. Mas é preciso ficar ali né?? Esperando... 

Agora imaginem esta espera comigo chapada por um remédinho de caipirinha na veia + uma anestesia peridural + a ebolição de hormônios + a emoção de ter visto Leonardo pela primeira vez e super bem??? Só tinha que sair besteiras, ficamos no maior papo eu, Bruno e Dr. Maurício enquanto Dra. Patricía e Dra Alessandra terminavam o parto, só falamos bobagens, parecia que estavamos sentados numa mesinha de bar num happy hour de tanta risada! Bruno saiu da sala pra ligar pra minha sogra que está na Europa, ela não acreditava que o Léo havia nascido, então Bruno voltou com o celular em mãos e eu falei com minha sogra deitada na maca do centro cirúrgico ainda!!! Hahahaha! Ela acreditava menos ainda, me perguntava: "Mas quando ele nasceu???" E eu respondi "quase agora" e ela: "Mas como se você tá falando comigo??" E eu disse: "Regina estou deitada na maca do centro cirúrgico naquela posição ingrata que toda mulher conhece!!!" E ela: "Não acredito!!! Menina você é maluca!!!" 

É... pode ser que seja mesmo... maluca... maluca por querer dar o melhor pro meu filho e pra mim!!! Maluca porque quis um parto normal só pra me recuperar bem e ter muito leite pro meu bebê ficar fortinho!!! Maluquíssima pelo meu bebê e meu marido.. pela minha família!!!


11 comentários:

  1. POHAAAAA Tateeenhaaaaaaaaaaa (só pq falei Porra Portuga - prá vc não ficar com inveja)

    Num guento mais chorar por conta de de vocês... kkkkkkkkkkkkkkkk

    Desde quinta feira que só choro!!! rsrsrs

    Coisa linda isso, viu?
    Vc é d+ amiga!!!

    Tô TÃO ABSURDAMENTE FELIZ!!!
    Por vc, pelo Portuga e pela chegada do meneno!
    Meu pobre coraçãozinho num geunta isso tudo não! rs

    Muito demais ler sua experiência de PN, mais uma corajosa que se dispôs a viver o que é NATURAL...

    Adoro vc d+!

    E só consigo pedir a Deus que abençoe sempre essa sua família linda!

    Bjokas,

    da Tia Livita

    ResponderExcluir
  2. Lindinha da titia, você é e sempre foi e sempre será demais!!Estou eu aqui na frente do computador em CG chorando feito tia véia!!!Que delicia poder compartilhar esse momento sublime da sua vida.Ser mãe é maravilhoso e será sempre ,não importa a idade que os filhos tenham.Bjs,amo vocês!!!

    ResponderExcluir
  3. Tem coisas que dispensam comentários, ou melhor, que não deixam a gente ter comentários, simplesmentem pq algumas coisas que sentimos na vida não conseguimos explicar com palavras.

    A única coisa que quero é te agradecer por ter encurtado absurdamente a distância que separa a gente neste momento.

    Vc é minha única irmã e adoraria ter acompanhado tudo isso mais de perto, entretanto a vida nada mais é do que uma série continua de escolhas e eu fiz a minha.

    Apesar dos 1.100km que separam a gente hoje, pode ter CERTEZA de que estou muito mais perto.

    Que vocês 3 sejam extremamente felizes!
    Deus já colocou a mão Dele sobre vocês.

    Ao meu lindo e único sobrinho de sangue, desejo todas as bençãos! Além, é claro, de lindo cabelinhos cor de ouro e olhinhos mais verdes que o do vovô Pedroso Neto, hihihi! (pronto, só pra quebrar a sessão mela cueca do meu comentário!).

    E, pra não perder o costume.... BNB pra toda a família!!!!

    ResponderExcluir
  4. Tatenhaaaaaa... foi o relato mais lindo q já lí sobre um nascimento em toda a minha vida!!!
    Foi um parto normal com N maiúsculo!!!

    Parabéns pela coragem... pela força... pela criatividade e riqueza em detalhes... parecia q eu estava lá com vc!!!

    Bjokas

    ResponderExcluir
  5. Tatiiii, ai que lindaaaaa, amei!!! Me emocionei muito aqui, nem consigo dizer nada direito...
    Parabéns pelo menino Leo, pela família linda, por tudo!!

    Que tudo siga sempre assim, dando mais certo ainda do que vc planejou, e cada vez melhor!!

    Bjus pros 3!!

    ResponderExcluir
  6. Aiiiiiii nem sei por onde comecar...kkk
    1o q chorei ne...emocao nenhuma igual, nem dos eu te amo...q interessante (as vezes acho q isso sera impossivel, mas acredito q nao..sei la)

    Vcs batendo papo....ri mto com vc tem q decidir rapidao hahahhahha

    Q relato maravilhoso, tem q guardar, vai ter q mostrar pro Leo, seja mto bem vindo...Leonino vixiiii vai ser F^&&* kkkkkkkkkkk, show de bola

    Tia July ;) hehhe

    ResponderExcluir
  7. Lindo relato mesmo! Vou guardar com carinho e ler todos os dias, para que eu não mude de idéia sobre o parto normal!
    Fiquei emocionada com sua descrição dos primeiro momentos com o Leo, até chorei, sério!
    Dá uma vontade imensa sabe? Quem sabe em breve...
    Beijinhos!!!!

    ResponderExcluir
  8. Snif, snif... engrossando a fila das manteigas que choraram com seu relato, Tatibitati! Coisa linda! Mulher de fibra!

    ResponderExcluir
  9. Adorei a riqueza de detalhes!!! Realmente deve ser um momento unico na vida de uma mulher. Parabéns pela coragem...bjos

    ResponderExcluir
  10. Nossa que lindoooo!!!
    Tenho três filhos e sei bem oque é essa emoção...não consegui conter as lágrimas... Parece que eu estava sentindo tudo de novo, lendo a sua história!!!
    Parabéns,Deus abençoe vcs e que o Léo traga bastante alegrias...Que serão muitas!
    Bjussss
    PS:eu sou mãe da Thaís

    ResponderExcluir
  11. Nossaaaa que emoção Tati, lindo demais seu relato....Deus abençoes vc e sua família. Vou fazer como a Thá Godoy e guardar esse relato num cantinho no meu coração e lembrar dele quando for escolher meu parto...bjs

    ResponderExcluir